quarta-feira, 20 de maio de 2009

Até onde nos levou cada uma destas imagens?!...


Reparem nos cartões. Cada um deles tem uma imagem: o Mickey, um barco, uma banana, um carro azul e tantas outras coisas... Com essas imagens jogámos o jogo do "Loto". Foi mesmo divertido! Mas foi ainda mais divertido ouvir a leitura dos textos que todos produzimos. Cada um de nós recebeu uma imagem diferente e depois colocou a sua criatividade a funcionar... Por isso, hoje vou falar, ou melhor, escrever sobre um carro azul... (Após terem lido este meu texto, aconselho-vos a consultar o blogue do 3.º ano: http://www.e-letrinhas.blogspot.com/. Lá poderão ler alguns textos dos meus colegas, relacionados com as imagens acima publicadas. Boa leitura!)

Carro Azul

- Carro azul, carro azul
onde me vais levar?
- Vou levar-te a ver o rio
para que te possas refrescar.

- Carro azul, carro azul
onde me vais levar?
- Vou levar-te a ver o mar
para que possas mergulhar.

- Carro azul, carro azul
onde me vais levar?
- Vou levar-te a ver a praia
para que te possas bronzear.

- Carro azul, carro azul
onde me vais levar?
- Vou levar-te a ver o jardim
para que o possas apreciar.

- Carro azul, carro azul
onde me vais levar?
- Vou levar-te até à escola
para que possas estudar.

- Carro azul, carro azul
onde mais me vais levar?
- Vem cá meu grande amigo
vamos juntos passear.

Bruno Miguel Duarte Vieira
3.º ano - turma E

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Ciclo de Escrita

Para chegar a este texto, comecei por planificá-lo e depois passei para a sua textualização. Posteriormente li aos meus colegas o que tinha escrito e, em conjunto, partilhamos ideias para o enriquecer e melhorar. O resultado final é este. Espero que consigam "ver", através das minhas palavras, a bela paisagem que eu descrevi.

Um Jardim Original…

Vou descrever um fabuloso jardim, onde vivem flores, árvores, peixes, pássaros e borboletas… Toda essa beleza deixa-me fascinada!
À esquerda vejo flores coloridas e perfumadas. O portão que dá acesso ao jardim é cor-de-laranja. Também reparo que o passeio é acastanhado, ladrilhado com rectângulos amarelos. A relva verde e fresca cobre o solo. Observo ainda tulipas vermelhas (as minhas flores preferidas). Verifico a existência de uma borboleta maravilhosa!
Ao centro constato um lindo lago arredondado com peixes coloridos e bonitos. Em cima do lago, no seu delgado muro que parece uma circunferência, está um pássaro vermelho. O que é que ele quer ali? Deve querer beber água do lago, não acham?! Os peixes olham para ele muito admirados… Há também árvores frondosas com uma folhagem verdinha. Ali estão dois bancos azuis de madeira a convidar para o descanso. Gostava de lá me sentar a ler um conto de fadas!
À direita vislumbro magníficas flores que libertam um agradável perfume. Elas são de vários feitios, tamanhos e cores. É claro que avisto ainda arbustos verdejantes de diferentes tonalidades.
Ao fundo confirmo a existência de montanhas arredondadas e verdinhas. Fazem-me lembrar os piqueniques que faço com a minha família no Verão.
No céu vejo belíssimas nuvens brancas, fofinhas como o algodão macio. Os pássaros e as borboletas voam, no céu límpido e azul, repletos de alegria e felicidade.
Este jardim é deslumbrante e faz-me voar nas asas da imaginação… Imagino-me uma princesa num jardim de um famoso palácio… Adorava viver junto a esse jardim!

Alina Beatriz
3.º Ano - Turma E - EB1 Devesinha