quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SEGURANÇA - O que devemos fazer em caso de emergência?

No dia 26 de outubro de 2011 assumimos o papel de “agentes da segurança”, isto porque fomos partilhar, com os nossos amigos da escola, tudo o que aprendemos sobre segurança. É muito importante conhecer as regras que devemos cumprir para evitarmos acidentes e termos uma vida segura!
Fizemos pesquisas, estudámos, elaborámos cartazes, construímos e memorizamos quadras, aprendemos uma linda canção… Ficámos a conhecer, por exemplo, o “Plano de Evacuação” da nossa escola (E.B. Devesinha). Agora sabemos bem o que devemos fazer em caso de emergência…
Depois do trabalho realizado na sala de aula, fomos visitar todas as turmas, uma de cada vez, e transformamo-nos em professores… No final entregámos, em cada sala, um cartaz com as «Normas de Evacuação» e propostas de atividades sobre a segurança…
Nós aprendemos imenso e adorámos esta experiência!... Esperamos que os nossos amiguinhos e colegas também tenham gostado e aprendido…
Vamos cumprir as regras para vivermos em segurança!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

«A magia da estrela de outono»

Olá!
Nós somos os novos “Navegadores das Letras”!... Somos vinte e quatro alunos do 1.º ano e formamos a turma A da Escola da Devesinha.
Estamos a adorar frequentar esta escola!... Fazemos muitas atividades, aprendemos imenso e temos muitos amigos… Através do nosso blogue queremos partilhar algumas das nossas atividades.
Já explorámos várias histórias muito divertidas e que nos ensinaram muitas coisas…
Agora vamos falar da história: «A magia da estrela de outono»…

Era uma vez um urso que acreditava na magia da estrela de outono. Por isso, ele sentou-se junto a uma árvore e ficou à espera que essa estrela especial caísse… (Sabem que estrela era essa? Era uma folha que parecia uma estrela.)
Entretanto chegaram o porco-espinho, o coelho e o ratinho… Eles ficaram curiosos e quiseram saber o que estava ali a fazer o urso…
- O que estás aí a fazer?
- Estou à espera que caia a estrela do outono.
Esses animais também quiseram fazer companhia ao urso, ficando à espera que caísse essa folha especial…
O esquilo presenciou tudo em cima da árvore e prontificou-se a fazer cair a folha, mas os outros animais não quiseram.
De repente caiu uma folha e o urso começou a chorar, porque não a tinha apanhado…
- Por que choras?! – perguntaram os outros animais.
- Porque eu tinha um desejo mas, como não consegui apanhar a estrela do outono, não vou realizar o meu sonho!
- Qual é o teu desejo?
- Queria ter muitos amigos para brincar com eles e eles comigo…
- Mas tu já tens muitos amigos! Nós somos teus amigos! Vamos brincar!...
O urso, o porco-espinho, o coelho, o rato e o esquilo brincaram todo o dia e ficaram amigos para sempre!... Afinal a magia da estrela do outono resultou mesmo!

Nós fomos às turmas G, F e D contar esta linda história de amizade, porque nós também queremos ter muitos amigos. Fizemos uma pequena dramatização e pensamos que os nossos amiguinhos gostaram muito!
O Gonçalo transformou-se em árvore, o Rodrigo em ursinho, o Miguel Ângelo em porco-espinho, a Maria João em coelhinho, o Simão Paulo em ratinho e a nossa Matilde transformou-se em esquilo. A nossa Lara Fabiana desempenhou muito bem a função de narradora. Foi muito divertido!!!
Ah!... Querem ver o painel que fizemos coletivamente? Então, prestem atenção à fotografia… Está lindo!... É tão bom aprender!!!...

1.º Ano - Turma A – EB Devesinha