quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O «Tangram»


      Estivemos a explorar o «Tangram»... Mas o que é isso? O «Tangram»é um quadrado constituído por sete peças: 5 triângulos e 2 quadriláteros. Com estas sete peças podemos construir as mais diversas figuras: animais, plantas e objetos.
           E como é que surgiu o «Tangram»?
         Conta a lenda que um jovem chinês um dia despediu-se do seu mestre, a fim de iniciar uma grande viagem à volta do mundo. Nesse momento, o mestre entregou-lhe um espelho quadrado e recomendou-lhe que nele registasse tudo o que visse durante a viagem, para lhe mostrar quando regressasse.
            O jovem ficou surpreso e perguntou ao mestre:
            - Com este simples espelho, como lhe poderei mostrar tudo o que vir na viagem?
            No instante em que fazia a pergunta, o espelho caiu-lhe da mão e ficou quebrado em sete peças.
            Nessa ocasião, o mestre disse ao jovem:
            - Agora, com essas peças, poderás construir figuras e ilustrar o que verás durante a tua viagem.
            Esta lenda é interessante, mas não sabemos se conta uma história verdadeira ou não… O importante é que realmente podemos construir as mais variadas figuras com as sete peças do «Tangram». Até parece magia!... Aqui ficam as fotos de alguns dos nossos trabalhos…









Projeto: «Regime de Fruta Escolar»

    Nós somos os responsáveis pela dinamização do projeto: «Regime de Fruta Escolar». Por isso mesmo, temos o objetivo de sensibilizar as crianças e os adultos a terem hábitos alimentares saudáveis
    Neste mês de fevereiro, elaborámos um painel, a fim de alertar para a importância de comer fruta todos os dias e respeitar a «Roda dos Alimentos». No painel, desenhámos quatro crianças, representando, cada uma delas, uma turma da escola: A, B, C e D. À frente de cada uma dessas crianças, ilustrámos uma peça de fruta... Decidimos que a nossa peça de fruta seria a pera e, por isso, inventámos e escrevemos uma quadra, na qual a pusemos a "falar"...
Eu sou uma pera famosa,
toda a gente me conhece!
Sou mesmo muito deliciosa
e comigo ninguém adoece!...
    Depois fomos a cada uma das salas falar sobre o assunto e desafiámos cada turma a dar voz à peça de fruta que lhe atribuímos... O desafio foi prontamente aceite...
    Quando o painel estiver completo, aqui o partilharemos...
    Aqui ficam algumas fotos...




terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ter AMIGOS é mesmo muito importante!

    A Lara partilhou connosco o seu livro intitulado: «Princesa Neve e o Unicórnio», da editora Girassol. Trata-se de uma história muito bonita que nos mostra como é importante ter amigos para sermos verdadeiramente feliz...








«Dia de São Valentim»

    Nós comemorámos o «Dia de São Valentim» na sexta-feira anterior ao dia 14 de fevereiro (domingo). Recordámos a lenda associada a esse dia e refletimos sobre a importância do AMOR e da AMIZADE, porque é maravilhoso ter AMIGOS!







terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

«O Patinho Feio»

    A Leonor Coelho trouxe-nos um livro para explorarmos na aula de “Cidadania”, na qual pretendíamos refletir sobre o “respeito pela diferença”. A escolha da nossa amiga não poderia ter sido melhor!... Ela partilhou connosco o livro: «A Magia dos Contos» e, realmente, os contos deste livro fazem-nos pensar, de uma forma interessante, sobre temas muito importantes para o exercício da nossa cidadania.
    A nossa professora e a Leonor decidiram que, nesse livro, iríamos ler e estudar a história: «O Patinho Feio», porque era adequada à temática que pretendíamos debater. A história era mais ou menos assim…
    Era uma vez uma pata que estava a chocar sete ovos. O tempo foi passando e chegou o dia em que os patinhos começaram a nascer… Seis deles nasceram amarelinhos e muito bonitinhos! O sétimo e último ovo a estalar causou o espanto de todos… Dele saiu uma ave feia e cinzenta! Era diferente de todos os outros... A mãe pata olhou para ele e disse que, apesar dele ser diferente, gostava de todos da mesma forma. No entanto, para onde ia a ninhada de patos, todos se riam do “Patinho Feio” e dele faziam troça.
    Os dias foram passando, os patinhos foram crescendo e o “Patinho Feio” já não aguentava mais que os outros gozassem com ele.
    Um dia, ele foi-se embora e encontrou uns patos selvagens que o acolheram, mas por pouco tempo, porque eles tiveram de fugir dos caçadores. O patinho viveu muitas aventuras que lhe trouxeram muita tristeza, pois ninguém o aceitava com carinho.
    O patinho viveu algum tempo sozinho ao pé de um lago, até que um dia encontrou alguns cisnes e ficou deslumbrado a observar, pois queria ser belo como eles. E qual não foi o seu espanto quando olhou para as águas límpidas do lago… Naquelas águas viu a sua imagem e verificou que tinha crescido e que, afinal, se tinha tornado num belo cisne e já não era um “Patinho Feio”…
    O “Patinho Feio” descobriu que era  irmão daqueles elegantes cisnes e passou a viver feliz com a sua família, que o recebeu com grande amor e felicidade.
    Foi ótimo termos explorado esta história que, para além de ter ilustrações muito bonitas e coloridas, relembrou-nos que devemos respeitar todos, porque todos têm a sua importância e beleza… O Mundo é de todos e para todos!...

1.º e 4.º anos – turma A – E.B. Devesinha








«Na Terra das Letras»

      «Na Terra das Letras» é o título do livro que hoje estivemos a explorar. Aqui ficámos a conhecer a história de uma terra, a Terra das Letras, onde existe um guardião para cada letra do alfabeto. Cada guardião guarda todas as palavras iniciadas pela letra que lhe corresponde. Por exemplo, a águia é a guardiã da letra "a", logo é a responsável pelas palavras "amor", "amizade", "alegria", "aula", "andar", "ajudar"... E tantas outras!...
      Nessa terra, assistimos a uma reunião extraordinária, pois houve a necessidade de encontrar guardiões para as três novas letras do alfabeto português: k, w, y.
      Foi muito interessante explorar este livro, até porque nos deu a oportunidade de verificarmos que já identificamos bem as vinte e seis letras do nosso alfabeto. É tão bom sabermos ler e escrever!!!






O aniversário do Lucas...

      O Lucas fez sete anos no passado dia trinta e um de janeiro (domingo) e quis festejar o seu aniversário com os amiguinhos e a professora, na segunda-feira.
       O nosso amigo fez-nos uma linda surpresa, pois quis homenagear-nos a todos, no seu aniversário, colocando a foto da turma no bolo. Nós ficámos mesmo muito felizes! Parabéns, Lucas! Muitas FELICIDADES!!!...