domingo, 21 de junho de 2026

Projeto «HYPATIAMAT»

 Na aula de Matemática,  dedicámo-nos a exercitar o cálculo mental, de uma forma divertida, através da plataforma HYPATIAMAT, utilizando o famoso jogo «SAMD» (Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão).Mas os desafios não ficaram por aqui. Alguns de nós estivemos também a exercitar o raciocínio lógico co. um jogo de estratégia muito desafiante intitulado «Cerca a Abelha». Foi preciso planear muito bem cada movimento para conseguir fechar o caminho à abelha! 

Com estas atividades, recordámos que a Matemática requer muita concentração, empenho, estudo, raciocínio e capacidade de cálculo... Como bem sabemos... «A persistência é o caminho do êxito!» e nós estamos cheios de vontade de aprender sempre mais!


Alunos do 3.⁰ C

quarta-feira, 17 de junho de 2026

A Magia do Teatro de Fantoches

Hoje, a Biblioteca Escolar da E.B. Devesinha transformou-se num palco de pura criatividade e alegria! A nossa turma  (3.º C) apresentou, em duas sessões consecutivas, um encantador teatro de fantoches intitulado «Carochinha», inspirado no livro «Robertices» da autoria de Luísa Dacosta. 

Este evento começou com as boas-vindas dadas por uma aluna, que explicou aos colegas a bonita tradição dos teatros de fantoches que antigamente percorriam as aldeias. Logo a seguir, o divertido "Roberto" abriu o espetáculo para dar lugar à personagem principal: a Carochinha! O público acompanhou atento a sua mudança de sorte ao encontrar uma moeda de ouro. A concentração manteve-se no decorrer de todo o enredo, que culminou com a escolha do "Rato", entre vários pretendentes. 

Os nossos fantoches ganharam vida, captaram o interesse de todos e fizeram surgir muitos sorrisos.

A terminar, a nossa turma cantou uma canção alusiva e declamou um poema original da nossa autoria. 

Houve ainda tempo para um espaço de diálogo com a assistência e, a cada turma, distribuímos uma proposta de trabalho - com uma "sopa de letras" e um desenho - para continuarem a explorar a história nas suas salas de aula.

Partilhar atividades envolventes cria verdadeiros momentos de felicidade e este espetáculo tornou, sem dúvida, o dia de toda a escola muito mais especial!











Alunos do 3.⁰ C E.B. Devesinha

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Somos o Futuro: A Nossa Missão Começa Agora!

A leitura do poema «Somos o futuro!» levou-nos a refletir sobre o papel que cada um de nós tem na construção de um mundo mais bonito. Percebemos que o amanhã se prepara hoje e que a responsabilidade de criar um futuro melhor está mesmo nas nossas mãos.

Sabemos bem que, se estivermos juntos, faremos sempre mais e melhor! No presente somos crianças, mas no futuro seremos os adultos que vão liderar o mundo. Por isso, queremos continuar a crescer com alegria e assumimos desde já o compromisso de espalhar empatia, amor, união e paz por onde passarmos. O futuro começa em nós!



Alunos do 3.⁰ C

Poema «Se me ensinares com Amor»

Dedicámos uma das nossas aulas à leitura e exploração do belíssimo poema «Se me ensinares com Amor», da autoria de Rosário Ova, numa atividade que aliou a técnica literária à sensibilidade emocional.

Num primeiro momento, analisámos a estrutura do texto. De forma dinâmica, identificámos os versos e as estrofes, e divertimo-nos a descobrir as rimas que dão ritmo e musicalidade à leitura. 

O poema recorda-nos que o verdadeiro sucesso da aprendizagem está assente no afeto. Chegámos à conclusão de que aprender exige paciência, que o erro faz parte do crescimento e que a escola deve ser um porto seguro. Ficou a certeza de que, quando o ensino é guiado pelo amor e pela empatia, o conhecimento floresce com muito mais força. Uma lição de literatura e de vida que tocou o coração de todos nós!


Alunos do 3.⁰ C

quarta-feira, 10 de junho de 2026

"Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas" (10 de junho)

Para melhor compreendermos o significado do feriado do "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", comemorado a 10 de junho, pesquisámos e analisámos um texto informativo. 

Depois, observámos e pintámos desenhos alusivos a símbolos nacionais e figuras históricas: bandeira e o mapa de Portugal, as caravelas da época dos Descobrimentos, o grande poeta português Luís Vaz de Camões. Houve ainda espaço para uma breve alusão histórica e literária à sua obra-prima, «Os Lusíadas», relembrando os feitos heróicos que moldaram a nossa identidade. 

Para culminar esta homenagem, visualizámos um vídeo temático e, num momento de grande concentração e respeito, ouvimos e entoámos o Hino Nacional «A Portuguesa», deixando ecoar a célebre letra de Henrique Lopes de Mendonça e a icónica música de Alfredo Keil, que continuam a unir os portugueses em qualquer parte do mundo.


Alunos do 3.⁰ C

terça-feira, 9 de junho de 2026

Exposição dos nossos trabalhos

Hoje, fomos visitar a exposição dos trabalhos que fizemos no âmbito da comemoração dos 15 anos da nossa vila, no Pavilhão Gimnodesportivo de Santa Eulália. Ficámos encantados a ver uma exposição tão interessante, com desenhos e pinturas nossas e dos nossos amiguinhos do J.I. do Campo da Vinha e do J.I. e Escola do Monte.

Ora vejam algumas fotografias...




Alunos do 3.⁰ C

P.I.P.A. - um Projeto que ajuda a salvar vidas...

Estamos a responder a um questionário digital para darmos a nossa opinião sobre a importância do Projeto de Intervenção e Prevenção de Acidentes (P.I.P.A.) e contribuirmos para a sua continuidade. BEstivemos a refletir e a apresentar as nossas opiniões.

Consideramos que o P.I.P.A. deve continuar  porque nos ensina a ser heróis a sério. Aprendemos a ajudar os nossos amigos e a nossa família se alguém se magoar ou cair. É muito importante sabermos o que fazer para salvar vidas e não termos medo, em caso de emergência!

Adoramos aprender com o P.I.P.A.! É muito bom quando os crescidos nos ensinam a ligar para o 112 e a fazer os primeiros socorros. Agora a nossa escola está muito mais segura, porque todos os meninos já sabem como prevenir os acidentes. 

Este projeto ajuda-nos a cuidar uns dos outros. Aprendemos a não fazer coisas perigosas para não haver acidentes e a ajudar quem está magoado. O projeto é muito divertido e ajuda a salvar vidas!

Também as nossas famílias ficaram mais informadas.

Sabiam que já sabemos fazer o Suporte Básico de Vida?

Todos acreditamos que o Projeto de Intervenção e Prevenção de Acidentes (P.I.P.A.) deve continuar, pois é essencial aprender  para sermos capazes de fazer mais e melhor para o bem-estar de cada um e de todos nós!

Alunos do 3.⁰ C

«Projeto de Intervenção e Prevenção de Acidentes P.I.P.A.)»

O Projeto de Intervenção e Prevenção de Acidentes nasceu com um propósito claro: dotar as crianças de ferramentas e conhecimentos essenciais para a promoção de uma cultura de segurança. Contudo, o verdadeiro sucesso de uma iniciativa desta natureza mede-se também pelo impacto que tem para além dos limites do contexto escolar.

Rapidamente, as aprendizagens adquiridas ganharam expressão no seio das famílias e na dinâmica da comunidade envolvente.

Hoje, a prevenção e a cidadania ativa já não são apenas conteúdos programáticos, mas sim valores partilhados por todos nós.

Para compreender a dimensão real e o impacto deste projeto, foi iniciada uma fase crucial de avaliação através de um formulário digital. Este questionário destina-se a alunos, docentes e encarregados de educação, e visa estabelecer perspectivas fundamentais para estruturar as próximas etapas desta missão.

A construção de um ambiente mais seguro e consciente é uma responsabilidade coletiva. Solicitamos que dispense minutos escassos do seu tempo para responder a este questionário digital.

Saber intervir com eficiência e prevenir acidentes é uma responsabilidade de cada um de nós e de todos!


Alunos do 3.⁰ C

Momentos de partilha e muita amizade!

Há dias que ganham um brilho especial na nossa escola, e a celebração do aniversário do D.P. foi, sem dúvida, um deles. Para comemorar a data em contexto escolar, os seus pais prepararam uma surpresa fantástica para todos nós: um espetáculo cómico dinamizado pelo artista de comédia RUI. Com o recurso a adereços cénicos e muito improviso, o artista trouxe abordagens bem-humoradas sobre temas da atualidade, como o uso excessivo e inadequado das redes sociais, a importância dos laços de amizade e outros...

O espetáculo primou pela interação constante, desafiando a imaginação das crianças e envolvendo as professoras em momentos de pura descontração. O resultado não podia ter sido mais bonito: muitas gargalhadas e sorrisos, que espalharam boa disposição e encheram os corações de todos com muita alegria.

Em nome de toda a comunidade escolar, queremos deixar um agradecimento muito especial ao D.P. e aos seus pais, por terem proporcionado a todos este momento inesquecível de convívio, alegria e diversão. Parabéns, D.P.!


sexta-feira, 5 de junho de 2026

«Menina Olhos de Lua», um livro de Dina Sachse

«Menina Olhos de Lua» é o título de uma encantadora obra da escritora e ilustradora portuguesa Dina Sachse. Com uma delicadeza visual magnífica, o livro convida-nos a viajar até uma noite mágica no Japão - um cenário habitado por lendas, rituais e criaturas misteriosas.  

Nesta história, conhecemos uma criança muito especial: a Menina Olhos de Lua. Vestida de estrelas, de luar e de pura magia, ela traz os olhos carregados de uma luz mística que ilumina os mistérios do céu noturno. 

A bordo da canoa de um terno Pescador de Estrelas, somos suavemente relembrados de sentimentos tão humanos quanto profundos: o Amor e a Saudade que brilham lá bem no alto.  

Mais do que uma simples fábula infantil, esta é uma narrativa intemporal que semeia sonhos, paz e harmonia. Dina Sachse oferece-nos palavras simples que rimam com o silêncio da noite, acompanhadas por ilustrações que são verdadeiras obras de arte. Uma leitura que nos deixa de olhos postos no céu e com o coração cheio de luz.





Alunos do 3.⁰ C

Os Direitos da Criança

Falar sobre os Direitos da Criança é falar sobre o presente e o futuro do nosso mundo. Mais do que leis escritas no papel, estes direitos são o escudo que garante que todas as crianças, em qualquer parte do planeta, cresçam num ambiente seguro, com acesso à saúde, a uma alimentação saudável e a uma educação de qualidade.

A infância é uma etapa única da vida. É o momento em que descobrimos o mundo, desenvolvemos a nossa personalidade e aprendemos a conviver. Quando protegemos o direito de uma criança brincar, de ser ouvida e de ser protegida contra a violência e a discriminação, não estamos apenas a cumprir um dever, estamos a dar-lhe as ferramentas para que se torne um adulto confiante, tolerante e capaz de transformar a sociedade.

Através das atividades que realizámos na nossa turma, percebemos que estes direitos trazem também uma grande responsabilidade: respeitar os outros. Cuidar dos direitos das crianças é, no fundo, garantir que o futuro seja mais justo, humano e cheio de esperança para todos.

Alunos do 3.⁰ C 

segunda-feira, 1 de junho de 2026

"DIA MUNDIAL DA CRIANÇA"

«O melhor do Mundo são as Crianças!»

FELIZ "Dia Mundial das Crianças"!

Que a felicidade sentida neste dia especial se repita em todos os dias do ano!





Alunos do 3.⁰ da E.B. Devesinha

Caminhada da E.B. Devesinha

Na manhã do dia 31 de maio (domingo), a Associação de Pais da nossa escola promoveu uma Caminhada pelas ruas e passadiços de Santa Eulália (Vizela), que nos levaram até às bonitas Cascatas de Rompecias, e toda a comunidade aderiu com entusiasmo!

Praticámos exercício físico, convivemos e apreciámos a beleza da Natureza que embeleza a nossa vila.

Parabéns a quem trabalhou e organizou, com empenho, este maravilhoso evento! Nós, crianças da E.B. Devesinha, agradecemos estes momentos de convívio e alegria!

Juntos, fazemos mais e melhor!


Alunos do 3.⁰ C da E.B. Devesinha

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Nós adoramos a nossa Vila de Santa Eulália!

Nós gostamos imenso de desafios e, por isso mesmo, aceitámos, com muito entusiasmo, a proposta da Junta de Freguesia! 
Partilhámos opiniões e conhecimentos sobre lugares, edifícios e Instituições que, de alguma forma, consideramos importantes na nossa Vila de Santa Eulália. 
Depois, cheios de inspiração e criatividade, cada um de nós decidiu o que queria ilustrar...
No dia 31 de maio, os nossos trabalhos (E.B. Devesinha), assim como os desenhos dos nossos amiguinhos da E.B. Monte e do J.I. Campo da Vinha, irão estar expostos no Pavilhão Gimnodesportivo de Santa Eulália (mesmo ao lado da nossa escola), para que toda a comunidade possa visitar essa interessante exposição"!
Viva a Vila de Santa Eulália!






3.⁰ C da E.B. Devesinha

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Aprender a "Salvar Vidas"...

No âmbito do Projeto de Intervenção e Prevenção de Acidentes (PIPA), estivemos a aprender a salvar vidas.  Para nos guiar nesta missão, contámos com a presença do Senhor Enfermeiro Miguel Ribeiro e da Senhora Enfermeira Maria José Alves. Aprendemos como se faz o "Suporte Básico de Vida" e como devemos atuar em caso de engasgamento

Para colocarmos a teoria em prática, criámos situações simuladas, no recreio da nossa escola, e colocámos os nossos conhecimentos à prova.

Ajudar a salvar vidas depende de todos nós!

3.⁰ C

quinta-feira, 21 de maio de 2026

Projeto HYPATIAMAT: "Todos participamos, todos ganhamos!""

 Campeonato Intermunicipal de Cálculo Mental Online - 21 e 22 de maio de 2026



terça-feira, 19 de maio de 2026

As Nossas Palavras Contam!... Unidos pela Gentileza Digital!...

Para responder ao Desafio n.º 3 da SEGURANET, a nossa turma esteve a refletir sobre a importância da empatia e do combate ao discurso de ódio na Internet. Descobrimos que as palavras que usamos on-line deixam sempre uma marca. 

Trabalhámos em pares no computador e, usando o Word, escrevemos palavras positivas (de gentileza) e palavras negativas (que queremos afastar do mundo digital e do real). Depois, passámos à expressão plástica: pintámos e recortámos pegadas coloridas (gentileza e empatia) e pegadas pretas (exclusão, antipatia), onde colámos as palavras que escrevemos e imprimimos.

Para compartilhar esta mensagem com todos, planeámos e criámos dois murais de sensibilização — um físico, que já decora nossa sala de aula, e outro em formato digital. 

Com esta atividade, aprendemos que navegar com respeito e segurança depende de cada um de nós!








Alunos do 3º C