Alunos do 3.⁰ C
3.º C da E.B. Devesinha
terça-feira, 23 de junho de 2026
O VERÃO inspira-nos!...
O verão, em Portugal continental, começou no dia 21 de junho, às 9 horas e 24 minutos.
Nesta estação do ano, há calor, muita luz, alegria, diversão, convívio, momentos felizes vividos em família... e muito mais!
Inspirados nesta estação do ano, estamos a desenvolver a nossa criatividade, através de poemas da nossa autoria, desenhos coloridos e muito entusiasmo!...
Alunos do 3.⁰ C
domingo, 21 de junho de 2026
Projeto «HYPATIAMAT»
Na aula de Matemática, dedicámo-nos a exercitar o cálculo mental, de uma forma divertida, através da plataforma HYPATIAMAT, utilizando o famoso jogo «SAMD» (Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão).Mas os desafios não ficaram por aqui. Alguns de nós estivemos também a exercitar o raciocínio lógico co. um jogo de estratégia muito desafiante intitulado «Cerca a Abelha». Foi preciso planear muito bem cada movimento para conseguir fechar o caminho à abelha!
Com estas atividades, recordámos que a Matemática requer muita concentração, empenho, estudo, raciocínio e capacidade de cálculo... Como bem sabemos... «A persistência é o caminho do êxito!» e nós estamos cheios de vontade de aprender sempre mais!
Alunos do 3.⁰ C
quarta-feira, 17 de junho de 2026
A Magia do Teatro de Fantoches
Hoje, a Biblioteca Escolar da E.B. Devesinha transformou-se num palco de pura criatividade e alegria! A nossa turma (3.º C) apresentou, em duas sessões consecutivas, um encantador teatro de fantoches intitulado «Carochinha», inspirado no livro «Robertices» da autoria de Luísa Dacosta.
Este evento começou com as boas-vindas dadas por uma aluna, que explicou aos colegas a bonita tradição dos teatros de fantoches que antigamente percorriam as aldeias. Logo a seguir, o divertido "Roberto" abriu o espetáculo para dar lugar à personagem principal: a Carochinha! O público acompanhou atento a sua mudança de sorte ao encontrar uma moeda de ouro. A concentração manteve-se no decorrer de todo o enredo, que culminou com a escolha do "Rato", entre vários pretendentes.
Os nossos fantoches ganharam vida, captaram o interesse de todos e fizeram surgir muitos sorrisos.
A terminar, a nossa turma cantou uma canção alusiva e declamou um poema original da nossa autoria.
Houve ainda tempo para um espaço de diálogo com a assistência e, a cada turma, distribuímos uma proposta de trabalho - com uma "sopa de letras" e um desenho - para continuarem a explorar a história nas suas salas de aula.
Partilhar atividades envolventes cria verdadeiros momentos de felicidade e este espetáculo tornou, sem dúvida, o dia de toda a escola muito mais especial!
![]() |
Alunos do 3.⁰ C E.B. Devesinha
sexta-feira, 12 de junho de 2026
Somos o Futuro: A Nossa Missão Começa Agora!
A leitura do poema «Somos o futuro!» levou-nos a refletir sobre o papel que cada um de nós tem na construção de um mundo mais bonito. Percebemos que o amanhã se prepara hoje e que a responsabilidade de criar um futuro melhor está mesmo nas nossas mãos.
Sabemos bem que, se estivermos juntos, faremos sempre mais e melhor! No presente somos crianças, mas no futuro seremos os adultos que vão liderar o mundo. Por isso, queremos continuar a crescer com alegria e assumimos desde já o compromisso de espalhar empatia, amor, união e paz por onde passarmos. O futuro começa em nós!
Alunos do 3.⁰ C
Poema «Se me ensinares com Amor»
Dedicámos uma das nossas aulas à leitura e exploração do belíssimo poema «Se me ensinares com Amor», da autoria de Rosário Ova, numa atividade que aliou a técnica literária à sensibilidade emocional.
Num primeiro momento, analisámos a estrutura do texto. De forma dinâmica, identificámos os versos e as estrofes, e divertimo-nos a descobrir as rimas que dão ritmo e musicalidade à leitura.
O poema recorda-nos que o verdadeiro sucesso da aprendizagem está assente no afeto. Chegámos à conclusão de que aprender exige paciência, que o erro faz parte do crescimento e que a escola deve ser um porto seguro. Ficou a certeza de que, quando o ensino é guiado pelo amor e pela empatia, o conhecimento floresce com muito mais força. Uma lição de literatura e de vida que tocou o coração de todos nós!
Alunos do 3.⁰ C




























