segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um dia especial


(Personagens: Pai Natal, Mãe Natal, Renas, Estrela de Natal e Anjos)

Pai Natal: Olá, amiguinhos! Eu sou o Pai Natal! Por falar em nomes, como é que se chamam? Quero saber o nome de todos!... Ah!... Já me tinha esquecido. Esta é a Mãe Natal. É ela que me ajuda a entregar os presentes todos, na noite de Natal… Sem ela não conseguia presentear todas as crianças num dia tão especial…Ela é fantástica! Podem crer que é…

Mãe Natal: Ei, ei, ei!... Acalma aí um bocado as tuas renas… Não é preciso exagerar!... Oh! Desculpem amigos, eu vou-me apresentar melhor… Chamo-me Mãe Natal, vivo no Pólo Norte e entrego as prendas mais leves, porque se eu carregar com presentes pesados ainda me dá a “breca”…

Renas: Fica sabendo que eu sou uma rena especial! Sou eu que ilumino o caminho com o meu super-nariz nas noites de nevoeiro…

(Em casa do Pai Natal)

Pai Natal: Já não aguento mais isto! Detesto esta profissão! As crianças fazem-me pedidos que eu nem sei o que isso é! Por exemplo: aqui diz que querem uma BTT… O que é isto?

Anjos: Uma BTT é uma bicicleta de todo o terreno…

Pai Natal: Ou também pode ser uma bicicleta de todo o “tralho”. Pois bem, então eu também queria um FMPCM e um TPAECFDNNNDN.

Estrela de Natal: O que vem a ser isso, Pai Natal?

Pai Natal: Sinceramente, não sei, mas tenho uma ideia!... Mãe Natal, como és tão inteligente, diz-me o que pode ser isso…Ou também não sabes?

Mãe Natal: Claro que sei! FMPCM é um fato moderno para chaminés modernas e TPAECFDNNNDN é um trenó para auto-estradas com faróis de nevoeiro na noite de Natal, pois os carros andam sempre apressados com as compras.

Estrela de Natal: Estou a perceber e fica sabendo que eu queria um PNCATBEAB e umas EAPPANDNCACUDTE. A primeira quer dizer pinheiro natural com almofadas todo branquinho e a brilhar; a segunda quer dizer estrelas amigas para passarem a noite de Natal com alegria celebrando um dia tão especial!

Renas: Que lindo!... Todos a precisarem de presentes para o Natal, menos eu e a Mãe Natal, que já temos tudo o que nos satisfaz e alegra…

(No dia de Natal)

Pai Natal: Tenho tudo o que queria. Afinal, o Pai Natal também recebe presentes e fica muito contente por alguém se lembrar dele!

Mãe Natal: Um fato multicolor, que espectáculo! Para o próximo Natal já não vou andar com o fato de sempre, porque vou andar com o que recebi hoje e adorei!

Renas: Mas que boa ideia! Umas botas para o frio do Inverno…Assim já posso andar à vontade… Afinal, eu também precisava de algumas coisinhas, mas desta não estava à espera!

Estrela de Natal: Contudo, pensei que era pior, mas enganei-me isto é muito melhor do que eu imaginava…Tive o pinheiro e as estrelas…

Anjos: Nós também tivemos o que queríamos, embora não tenhamos dito nada. Tivemos umas asas ultravioletas para podermos voar além!

Todos: Este é um dia muito especial! É Natal! FELIZ NATAL!!!...


Márcia e Ana Isabel
4.ºano/ turma Dev. H

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pinheirinho, Pinheirinho!...



- Pinheirinho, Pinheirinho
Por que estás a brilhar?
- Porque tenho muitas luzes
Para bem te iluminar!

- Pinheirinho, Pinheirinho
Por que estás tão colorido?
- Porque tenho imensas fitas
E sou muito imaginativo!

- Pinheirinho, Pinheirinho
Por que estás tão alto assim?
- É para a minha sombra te proteger
E para tu olhares para mim!

- Pinheirinho, Pinheirinho
Por que tens presentes à tua volta?
- Porque a todos quero alegrar
E sentir muita alegria à solta!

Joana Catarina
4.º Ano – Turma Dev-H

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Onde estás, meu querido Pai Natal?



Onde estás, meu querido Pai Natal?
Quero ver as tuas barbas branquinhas,
Quero ver o teu fato vermelhinho,
Quero ver as tuas renas fabulosas!

Onde estás, meu querido Pai Natal?
Quero ouvir as tuas canções maravilhosas,
Quero ouvir os teus sinos a tilintar,
Quero ouvir o som das renas a voar!

Onde estás, meu querido Pai Natal?
Quero sentir a amizade que tens por mim,
Quero sentir a energia que dás às crianças,
Quero sentir o teu carinho imenso!

Onde estás, meu querido Pai Natal?
Quero pedir-te paz para o mundo,
Quero pedir-te amor para toda a gente,
Quero pedir-te felicidade para os pobres…


Alina Beatriz Lima
4.º Ano – Turma Dev-H