sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Pai Natal

No Natal, celebra-se o nascimento de Jesus e, por isso mesmo, há luzinhas, estrelinhas, alegria, magia e respira-se um ambiente de maior união e felicidade… Por isso, dizemos que o Natal deve acontecer todos os dias!...
Associado ao Natal, temos a figura do Pai Natal, um velhinho muito simpático que distribui presentes pelas crianças…
Lembrando-nos do Pai Natal, hoje entoámos a canção «Pai Natal» e, depois, resolvemos construir, cada um de nós, um Pai Natal em papel de lustro, utilizando a técnica do “origami”. Sabem o que é “origami”? A nossa professora explicou-nos que o “origami” é uma arte tradicional japonesa de dobrar papel, criando representações de seres vivos ou objetos, sem o cortar nem colar.
Nós parece que fizemos magia, pois transformámos um quadrado de papel num fofinho Pai Natal. A nossa amiguinha Matilde Marinho, para homenagear esse velhinho construiu-o também, por iniciativa própria, utilizando restos de papel.
Ao mesmo tempo que íamos dobrando o papel de lustro, fomos explorando noções geométricas… Aprender assim é muito divertido!

          Alunos do 1.º A – E.B. Devesinha
















Projeto «+ Cidadania»


      Nós já conhecemos o projeto «+ Cidadania». A nossa professora disse-nos que este projeto visa promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. Depois, esteve a mostrar-nos, na internet, a plataforma «+ Cidadania» e nós estivemos a explorar o que lá poderemos fazer. Vai ser bem interessante e divertido aprender com este projeto, porque propõe-nos jogos, desafios, dá-nos informações e muito mais!... Na plataforma podemos colocar “gostos”, fazer comentários e ganhar crachás. Podemos aprender mais sobre a nossa localidade e sobre todos os conteúdos das várias disciplinas que temos. A nossa professora já criou diversos artigos, publicando algumas das atividades que realizámos.
     Em casa, os nossos pais vão ajudar-nos a iniciar a sessão na plataforma «+ Cidadania». A professora entregou-nos um envelope com todas as informações necessárias para, depois, cada um de nós poder explorar a plataforma, em casa e na escola.
     Com o projeto «+ Cidadania», todos (professores, alunos e pais) vamos estar ligados em rede e desenvolver competências, valores e conhecimentos, para que sejamos cidadãos ativos e esclarecidos.
      Estamos todos entusiasmados para conhecer melhor esta plataforma!..

      Alunos do 1.º A – E.B. Devesinha 






quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Como desenhar uma «Árvore de Natal»?


        Hoje, estivemos a refletir e a verificar que uma «Árvore de Natal» pode ser desenhada das mais diversas maneiras… Só é preciso usarmos a criatividade e sabermos concretizar as ideias que vão surgindo…
        Chegámos, também, à conclusão que a Matemática está em todo o lugar, porque, na construção das “árvores”, utilizámos muitas noções matemáticas: segmentos de reta; linha curva e linha reta; conjuntos; quantidade; figuras geométricas… A nossa professora explicou-nos todas estas noções e nós ficámos muito atentos para percebermos, mas vamos continuar a trabalhar para sabermos cada vez mais e melhor.
        Acham que é possível construir uma «Árvore de Natal» apenas com uma linha curva?
        Acham que é possível construir uma «Árvore de Natal» apenas com um triângulo?
        Acham que é possível construir uma «Árvore de Natal» apenas com um conjunto de segmentos de reta?
        Acham que é possível construir uma «Árvore de Natal» apenas com um conjunto de corações?
        Pois é verdade!... Podemos construir «Árvores de Natal» de tantas maneiras diferentes!...
        É mesmo divertido aprender!...

        Alunos do 1.º A – E.B. Devesinha 
















Nós adoramos investigar, experimentar, descobrir!...

Quando estávamos a realizar uma atividade de pintura, observámos que, quando misturávamos cores, obtínhamos uma cor diferente. Assim, surgiu-nos a questão-problema: Que cores obtemos quando misturamos determinadas cores?
A nossa professora explicou-nos que existem apenas três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Informou-nos também que, quando se misturam duas cores primárias, obtemos cores secundárias.
Arranjámos, então, o material necessário e testámos as previsões que inicialmente fizemos. Foram precisos lápis de cor e folha de papel, giz e quadro.
Chegámos à conclusão que:
- vermelho + amarelo = cor de laranja;
- azul + vermelho = roxo;
- azul + amarelo = verde.
Registámos todas as observações e conclusões.
Agora, vamos continuar a misturar cores primárias e secundárias para obtermos novas cores, as cores terciárias.
Nós somos curiosos e gostamos muito de aprender! É maravilhoso fazermos descobertas!...

          Alunos do 1.º A – E.B. Devesinha 











terça-feira, 26 de novembro de 2019

Projeto: «Mais vale LER+»

Hoje, a Lara convidou a sua tia para nos ler a história: «O lobo e os sete cabritinhos». Então, fomos para a biblioteca da nossa escola, conjuntamente com os nossos amiguinhos do segundo ano, e atentamente ouvimos esta fábula que despertou a nossa atenção desde o princípio ao fim. Os cabritinhos da história desobedeceram à sua mãe, deixando-se enganar pelo lobo matreiro, e correram perigo de vida… Esta situação acontece várias vezes na vida real e, por isso mesmo, estivemos a refletir que devemos ouvir sempre os nossos pais e professores e não nos podemos deixar enganar pela mentira, para evitarmos perigos e vivermos em segurança e felizes.
A nossa professora falou-nos um pouco da tia da Lara, que também foi professora na nossa escola, durante muitos anos, e disse que estava muito feliz pelo facto da professora Olívia ter disponibilizado um pouco do seu tempo para participar no projeto «Mais vale LER+», sendo sempre bem-vinda à E.B. Devesinha.
No final, agradecemos à tia da Lara e oferecemos-lhe uma pequena lembrança, para que se recorde sempre deste belo momento que nos proporcionou, fazendo-nos aprender de uma forma muito interessante.
Agora, ficamos à espera que mais familiares e amigos venham à nossa escola para nos contarem histórias, porque «Mais vale LER+»!...

       Alunos do 1.º A – E.B. Devesinha