terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Projeto «LeiTTuras Silenciosas» traz famílias do 1.º A à EB Devesinha

No dia 26 de fevereiro, ao final da tarde, os pais e encarregados de educação dos alunos do 1.º A da E.B. Devesinha compareceram na escola, respondendo afirmativamente ao convite que lhes foi dirigido no âmbito do projeto «LeiTTuras Silenciosas». Trata-se de um projeto implementado há vários anos pelo professor Aníbal Ruão, visando promover, num ambiente de total silêncio, serenidade e quietude, o gosto dos alunos pela leitura. No entanto, pela primeira vez, as crianças puderam usufruir da companhia dos seus familiares para, em conjunto, ouvirem e apreciarem a história «A Senhora dos Livros», da autoria de Heather Henson, ao som das taças tibetanas e de melodias suaves.

Esta atividade traduziu-se numa vivência de plena partilha entre pais e filhos, criando uma memória especial que perdurará ao longo do tempo, tendo por base o estreitar de laços entre eles, bem como entre a escola e a família, num objetivo que se quer comum: ampliar e reforçar o prazer de ler em casa, na escola e em qualquer lugar.

Uma criança que tem o hábito de ler em família está mais motivada para um melhor desempenho escolar e para a aprendizagem ao longo da vida!



sábado, 24 de fevereiro de 2024

As emoções e a importância da educação emocional...

Tendo por base os livros que a M.S. e o F.F. trouxeram para a escola, assim como os jogos que a M.R. partilhou connosco, nós estivemos a tentar identificar várias emoções e a refletir sobre a melhor forma de lidar com cada uma delas, porque é muito importante sermos capazes de identificar os nossos próprios sentimentos, para que possamos viver felizes e contribuir para a felicidade dos outros.

Neste contexto, ficamos a conhecer dois livros da autoria de Anna Llenas: «O Monstro das Cores» e «O Monstro das Cores vai à Escola»; realizámos o jogo da "Roleta das Emoções" e o jogo da "Memória Emocional"; completámos, com diferentes expressões, o rosto de uma menina, de acordo com o sentimento indicado, utilizando peças com íman; debatemos ideias...

Pensamos que agora estamos um pouco mais preparados para gerir as nossas emoções, mas estamos a crescer e ainda temos muito que aprender! 





Alunos do 1.º A da EB Devesinha

Sólidos geométricos

Na disciplina de Matemática, nós estamos a estudar os sólidos geométricos. Já identificamos o cubo, o paralelepípedo, a esfera, o cone, a pirâmide e o cilindro... Mas há muitos mais!...


Alunos do 1.º A - EB Devesinha

É tão bom saber ler e escrever!...

 


Alunos do 1.º A da EB Devesinha

«A que cheira o Arco-íris»

 «A que cheira o Arco-íris» é uma encantadora história escrita por Antónia Cardoso e ilustrada por Luiz Felipe Barreto. 

Na Quinta da Felicidade vive uma família constituída pelo Pai João, a Mãe Piedade e o Filho Adão. Para além desta, vivem lá muitas outras famílias de animais: rebanho, matilha, cardume, bando, enxame...

Num dia chuvoso, apareceram uns lindos raios de Sol na quinta e a Mãe Piedade avistou um brilhante e colorido arco-íris... Um cheiro encantador e intenso invadiu a quinta... 

Mas... A que cheira o Arco-íris?... Sabem responder?!... O melhor é lerem este fascinante livro!...

Nós agradecemos a partilha desta bela história à nossa amiguinha e colega de turma B.C. !





Alunos do 1.º A da EB Devesinha

Segurança em Casa e em todo o lado…

Os perigos estão em todo o lado, nomeadamente em casa também! Por isso mesmo temos de ter cuidado e respeitar as regras de segurança!

Neste âmbito, nós estivemos a ver vídeos e a debater ideias; a identificar diversos símbolos em embalagens que contêm produtos perigosos…

Chegámos à conclusão que o consumo de alguns produtos e a utilização indevida de objetos podem provocar acidentes. Assim sendo, não devemos mexer nos materiais e objetos que contêm símbolos que indicam que se trata de algo tóxico, irritante ou nocivo, inflamável, explosivo, corrosivo, perigoso para o meio ambiente, de alta tensão, que indica perigo de derrocada, que seja cortante…

Está nas mãos de cada um, e de todos nós, garantir uma maior segurança para que todos tenhamos mais conforto e vivamos mais felizes! 





Alunos do 1.º A – Escola da Devesinha

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Se SAÚDE queres ter, FRUTA deves comer!

É muito importante comer fruta variada todos os dias, porque é um hábito alimentar que traz muitos benefícios para a saúde!

Depois de refletirmos sobre os frutos como alimentos essenciais para uma vida saudável, resolvemos desenvolver os nossos dotes artísticos e cada um de nós pintou uma maçã, recorrendo à técnica dos círculos e ao contraste das cores.

Aprender assim é divertido!





Alunos do 1.º A

«Asas para voar»...

O nosso amigo e colega da turma F.F. partilhou connosco o livro «Asas para voar», da autoria de Nuno Alexandre Vieira.

Nós adoramos esta encantadora história que nos mostra como um amigo pode ajudar a encorajar outro para superar os seus medos e sair da sua zona de conforto.

A Coruja vivia no carvalho mais alto da floresta e, ao contrário das outras, não gostava de sair à noite, preferindo ficar no aconchego do seu ninho. No entanto, num certo dia, o dragão pousa num ramo da sua árvore e incentiva-a a voar e a conhecer o mundo... 

Mas o melhor é lerem esta fascinante história!



Alunos do 1.º A

O que é a epilepsia?... Como devemos agir?

Na nossa escola, temos uma amiguinha que sofre de epilepsia, que é uma doença que envolve o sistema nervoso e que, por ação de descargas elétricas, afeta os neurónios cerebrais, desencadeando crises epiléticas. Por isso mesmo, estivemos a ver um vídeo e a analisar informações sobre os sintomas e a forma como devemos agir perante alguém que esteja a ter uma crise epilética.

É importante ter conhecimentos para que melhor possamos ajudar os outros!


Alunos do 1.º A

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

"Dia de São Valentim - Dia dos Afetos"

 O "Dia de São Valentim" comemora-se a 14 de fevereiro. Por isso mesmo, hoje ficamos a conhecer a «Lenda de São Valentim» e refletimos na importância dos afetos e de atitudes que espalham o AMOR.

Partilhámos a nossa opinião sobre o AMOR da Família, dos amigos e de todas as pessoas, umas para com as outras, assim como o respeito para com a Natureza e para com todo o Planeta Terra...

Explorámos o livro «O Amor cresce em toda a parte», escrito por Barry Timms e ilustrado por Tisha Lee.

Chegámos à conclusão que o amor gera felicidade, partilha, respeito...

A nossa Família é o nosso maior tesouro e os nossos amigos tornam a nossa vida mais bela!...

Elaborámos um postal para dedicar aos nossos pais e mães, pois eles merecem todo o nosso amor!

O "Dia dos Afetos" deve acontecer todos os dias!








Alunos do 1.º A

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

É CARNAVAL!...

  No dia 9 de fevereiro, comemorámos o Carnaval na escola e divertimo-nos muito!


Alunos do 1.º A

Inspirados no Carnaval...






Alunos do 1.º A


Cinema na escola

Na escola, nós assistimos ao filme «Smallfoot: Uma Aventura Gelada» e estivemos muito atentos e silenciosos, até parecia que estávamos mesmo no cinema!

O filme conta-nos a história de um jovem Yeti que encontra algo que julgava não existir - um ser humano! A notícia da existência deste "Pé Pequeno" deixa a comunidade de Yetis perturbada e a questionar-se sobre quem mais pode habitar neste mundo para lá da sua vila carregada de neve, num ambiente de amizade, coragem e centrado na alegria da descoberta.

Alunos do 1.º A

História: «David vai à escola»

O nosso amigo e colega de turma D.P. partilhou connosco o livro «David vai à escola», da autoria de David Shannon.

Trata-se de uma história em que as personagens são o David e a sua professora. 

Divertimo-nos muito ao ouvir a leitura dramatizada deste livro e, de forma rotativa, alguns de nós assumiu ser a personagem principal, alterando-se o nome "David" para o seu próprio nome. 

A M.F. contou a história, lendo o livro todo!... 

Esta história lembra-nos que devemos cumprir as regras da escola, para que tudo corra melhor.

As histórias ensinam-nos de forma divertida! 


Alunos do 1.º A

O que nos ensinam as aventuras do Pinóquio?...

A nossa amiga e colega de turma M.R. trouxe um livro para a escola que nos conta algumas das aventuras do Pinóquio.

Pinóquio é uma das personagens mais conhecidos da literatura infantil. A história do boneco de madeira que ganha vida, escrita em meados do século XIX, foi criada na Itália por Carlo Collodi.

Ao longo das suas aventuras, Pinóquio envolve-se numa série de problemas, mas acaba sempre por ser salvo pela Fada Azul, que o protege e o direciona para o caminho certo.

Com esta história, nós refletimos e aprendemos várias lições de vida:

- Nunca devemos mentir! (Cada vez que Pinóquio mente, o seu nariz cresce… Aprendemos com Pinóquio que é sempre possível o arrependimento e é possível passarmos a agir de forma correta.)

- O amor entre pais e filhos não é uma questão de sangue. (Gepeto ama Pinóquio, o filho que tanto desejou. Ainda que não seja propriamente sangue do seu sangue, é com Pinóquio que compartilha o seu tempo e a sua vida, com toda a dedicação. Pinóquio também mantém um vínculo de amor infinito com o seu criador.)

- Estudar é muito importante! (Gepeto obriga o filho Pinóquio a frequentar a escola, porque acredita que a educação prepara para uma vida mais ativa e esclarecida, na qual se tenha mais conhecimentos e capacidades para decisões mais acertadas.)


As aventuras do Pinóquio são divertidas e ensinam-nos muitas lições de vida!


Alunos do 1.º A

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Queremos uma Internet mais positiva e segura!

Na segunda-feira, participámos numa ação de sensibilização, promovida em parceria com a professora de TIC, na qual abordamos e refletimos na importância de sabermos utilizar a Internet de forma segura. Visualizámos vídeos que nos demonstraram o que é o bullying na Internet. Realizámos um jogo que nos permitiu aplicar os conhecimentos que adquirimos.

Na terça-feira, 6 de fevereiro, "Dia da Internet Segura" / "Safer Internet Day", falámos sobre as notícias falsas /Fakes News e sobre as regras que temos de cumprir.

Queremos contribuir para uma Internet mais positiva e segura!









Alunos do 1.º A