sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

O nosso blogue...

Estivemos a observar o blogue da nossa turma, no qual estão publicados textos e fotografias referentes às atividades que dinamizámos. Desta forma, exercitamos a leitura e a escrita... 

Adoramos escrever e publicar comentários sobre os trabalhos que realizámos!


Alunos do 3.º C 

"Roda da Multiplicação"

Na aula de Matemática, estivemos a exercitar bastante a multiplicação, na plataforma HYPATIAMAT, através da APP "Roda da Multiplicação". É muito importante memorizar as tabuadas e exercitar o cálculo mental!

Alunos do 3.º C

Todos somos únicos e especiais!...

No contexto do projeto «Navegadores das Letras», a nossa colega e amiga MF trouxe um livro intitulado «Porque ninguém é como tu!», da autora Alma Gross, e decidiu partilhá-lo com todos nós.

A MF e a sua amiga CF leram juntas uma das histórias do livro e o resumo escrito na contracapa. Ficámos todos verdadeiramente atentos a ouvir as aventuras da menina Maria, que nos conta histórias muito parecidas com as que vivemos no nosso dia-a-dia.

Enquanto ouvíamos, parámos para pensar em como cada um de nós é único e especial. Descobrimos que não precisamos de ser iguais aos outros para termos valor!

Depois da leitura, pintámos o desenho da personagem principal, de forma original e muito criativa. Inventámos e escrevemos frases cheias de força, como, por exemplo: "Tu tens sempre valor! Acredita nos teus sonhos!"...

No final, lemos as nossas frases uns aos outros, com muita expressividade.

Foi uma aula fantástica, na qual aprendemos a gostar ainda mais de nós próprios e dos nossos colegas! 

Amiga MF, nós agradecemos-te por teres partilhado connosco este interessante livro!




Alunos do 3.º C

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Anne Frank e o seu sonho de ser Escritora...

A nossa turma explorou recentemente um livro fascinante da coleção «Meninas Pequenas, Grandes Sonhos», partilhado pelo nosso colega DP, a quem agradecemos muito!

Através desta obra de Maria Isabel Sánchez Vegara, conhecemos Anne Frank. Embora tenha vivido um período trágico da História, a Anne foi o exemplo perfeito de uma menina pequena com grandes sonhos. O seu maior desejo era ser escritora e, com muita esperança e determinação, esse sonho acabou por se tornar realidade através do seu pai, que providenciou a publicação do seu famoso diário.

Para além da leitura e da exploração das ilustrações de Sveta Dorosheva, dedicámo-nos a registar frases sobre esta menina encantadora e a pintar o seu retrato, celebrando a sua coragem e o seu eterno otimismo.

A ler, aprendemos, crescemos e sonhamos!...




Alunos do 3.º C

O 3.º C dá vida ao "Palhaço Avaria"!

Inspirados pelas aventuras do  "Palhaço Avaria", que não precisa de pilhas para ser especial, decidimos criar os nossos próprios palhaços. Mas não foi uma pintura qualquer! Esforçámo-nos muito para que cada desenho fosse único e cheio de vida. Criámos roupas com bolas, riscas e formas geométricas cheias de estilo. Aprendemos a usar o efeito de luz e sombra para dar volume aos nossos palhaços. Escolhemos as combinações de cores mais vibrantes que conseguimos encontrar!

Demos o nosso melhor! Trabalhámos com muito empenho e, acima de tudo, com a alegria típica de quem adora criar. Afinal, tal como o Palhaço Avaria ensinou, o que conta é a energia que temos dentro de nós!




Alunos do 3.º C 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

História: «O Palhaço Avaria e o Planeta Bateria»

No nosso blogue, hoje a magia do circo mistura-se com a ficção científica! Tivemos o prazer de receber as nossas amigas L. e A., do 4.º D, que nos vieram contar uma história "de outro mundo": «O Palhaço Avaria e o Planeta Bateria», escrita por Pedro Seromenho e ilustrada por Sebastião Peixoto.

Afinal, o que terá acontecido no Planeta Bateria?

Imaginem um lugar onde quase tudo funciona a pilhas: leões mecânicos, trapezistas que flutuam e cuspidores de fogo robóticos. Mas, no meio de tanta tecnologia, existe o Palhaço Avaria — o único que não precisa de baterias para sorrir!

A história ganha um suspense eletrizante quando, de repente, as luzes se apagam e a música para. O que terá acontecido quando a energia acabou? Só mesmo lendo para descobrir como o Palhaço Avaria salvou o espetáculo!

Depois da leitura, as alunas L. e A. lançaram-nos um desafio: um jogo de «Perguntas e Respostas» para testar a nossa atenção e compreensão. Foi um momento de grande animação e aprendizagem, onde provámos que estivemos atentos a todos os detalhes.

Ler é viajar sem sair do lugar, e esta viagem ao Planeta Bateria deixou-nos com vontade de ler ainda mais!

Agradecemos, do fundo do coração, às nossas amiguinhas por este momento especial de partilha. Ler é, sem dúvida, a melhor motivação para a nossa imaginação!

E tu, já leste um livro hoje?




Alunos do 3.º C - E.B. Devesinha 

sábado, 24 de janeiro de 2026

"Dia Internacional da Educação"

O "Dia Internacional da Educação", celebrado anualmente a 24 de janeiro, é um pilar fundamental no calendário global, sublinhando a importância inquestionável da educação como um direito humano universal e o alicerce para a construção de sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis. Proclamada pela UNESCO, esta data serve como um lembrete vigoroso de que o progresso e o desenvolvimento em qualquer esfera da vida humana são inseparáveis da garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, sem exceção.

A UNESCO, através desta celebração, reforça a sua visão de que a educação transcende a mera transmissão de conhecimento; é um catalisador para a mudança, um motor para a inovação e um veículo para a emancipação individual e coletiva. A organização apela a uma transformação profunda nos sistemas educativos, incentivando que a educação seja concebida como um espaço dinâmico de participação ativa. Neste modelo, alunos, professores, pais e comunidades unem-se num esforço colaborativo, construindo em conjunto caminhos de aprendizagem que são não só mais humanos e criativos, mas também profundamente significativos e relevantes para os desafios do século XXI.

Celebrar o Dia Internacional da Educação é reconhecer que investir em educação é investir no futuro da humanidade, é promover a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável. É um convite global a refletir sobre o poder transformador da educação e a renovar o compromisso coletivo para que nenhuma criança, jovem ou adulto seja deixado para trás no acesso a este direito fundamental.



sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

História infantil: «A Formiga Horripilante», de Liz Pichon

A nossa colega e amiga BC propôs a ideia de explorarmos um livro da nossa Biblioteca Escolar, desafiando-nos a conhecer uma personagem muito especial. 

No âmbito do projeto «Navegadores das Letras» , abrimos o livro «A formiga horripilante» , da autora Liz Pichon, e ficámos logo de olhos arregalados!

A história conta-nos a vida de uma formiga que era mesmo, mesmo muito feia! Enquanto os outros bicharocos eram elegantes e se escondiam facilmente nas cerejas ou nas folhas verdes, a nossa formiga tinha uma cabeça disforme, olhos vesgos e umas pernas roxas todas tortas. Coitadinha! Parecia o petisco ideal para qualquer passaroco esfomeado que andasse à procura de almoço.

Mas esta leitura foi uma surpresa gigante!...

Aprendemos que ser diferente pode ser uma grande vantagem e que não precisamos de ser iguais aos outros para sermos corajosos!

Entusiasmados com esta descoberta, escrevemos um resumo com as nossas palavras e desenhámos ilustrações fantásticas para mostrar como imaginamos a história que este livro nos conta.

No 3.º C , temos a certeza de uma coisa: navegar nas letras é a melhor forma de aprender e nós adoramos ler!...




Alunos do 3.º C - E.B. Devesinha 

Múltiplos

Estamos a praticar a multiplicação e a descobrir os múltiplos...

Para isso, utilizámos a plataforma HYPATIAMAT e selecionamos a Aplicação MÚLTIPLOS.

É fantástico aprender Matemática!

Alunos do 3.º C - E.B. Devesinha 

Testando conhecimentos num QUIZ...

No contexto do projeto eTwinning «Earth is our home 2», estivemos a responder a um QUIZ  so, para testarmos os nossos conhecimentos  sobre as três espécies em vias de extinção que estudámos: Trevo-de-quatro-folhas ou Marsilea Quadrifolia, Lagartixa da Montanha e Azevinho (com recurso ao computador).

Quase todos respondemos acertadamente a todas as perguntas.

Adoramos avaliar os nossos conhecimentos através de ferramentas digitais!



3.⁰ C - E.B. Devesinha 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Nós participámos no Campeonato HYPATIAMAT!

Nos dias 19 e 20 de janeiro, nós participámos no «I Campeonato de Cálculo Mental HYPATIAMAT  Online», com muito entusiasmo e empenho.

"Todos participámos, todos ganhámos!"


Alunos do 3.º C - EB Devesinha 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Navegadores das Letras: Viagem ao País das Maravilhas...

No contexto do nosso projeto de turma «Navegadores das Letras», a nossa colega e amiga CF apresentou o livro «Alice no País das Maravilhas».

Após a leitura, explorámos a história de forma criativa.

Em Educação Artística, representámos a Alice através de desenhos e pinturas originais.

Ao nível da Língua Portuguesa, descobrimos e registámos adjetivos e verbos que dão vida às aventuras desta curiosa personagem.

Agradecemos à CF por nos ajudar a navegar por este mundo de fantasia e aprendizagem, através do livro que partilhou connosco.




Alunos do 3.º C 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Mostra que sabes!... Vamos jogar!

As turmas do 1.ºA (Escola Básica Maria de Lurdes), 1.ºB (Escola Básica dos Enxertos) e 3.º C (Escola Básica da Devesinha) uniram-se e, de forma colaborativa, elaboraram um QUIZ alusivo às espécies em vias de extinção que estudaram (Azevinho, Lagartixa da Montanha e Trevo-de-quatro-folhas). Para jogarem devem abrir o link, selecionar “Jogar solo” e posteriormente selecionar “Modo Clássico”.

https://create.kahoot.it/share/duplicata-de-especies-em-vias-de-extincao/f63e953a-1e6e-4198-b234-1877e7d732bc

I Campeonato de Cálculo Mental HYPATIAMAT Online


3.⁰ ano - Jogo SAM (Subtração, Adição, Multiplicação) - 19 e 20 de janeiro de 2026

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Os nossos "Bonecos de Neve!

Inspirados na neve que cai no inverno, nas terras altas, nós estivemos a elaborar um lindo painel repleto de bonecos de neve! Ora vejam...








Alunos do 3.º C 

Não abras este livro!": Uma leitura cheia de humor e (des)obediência!

Desta vez, o desafio na nossa sala foi irresistível! Tudo começou quando a nossa aluna I.P. convidou a colega e amiga para, juntas, explorarem o livro «Não abras este livro: Vai ler outra coisa!», da autoria de Andy Lee com ilustrações de Heath McKenzie.

Através de uma leitura dramatizada, as duas amigas deram voz ao monstro azul que, ao longo de todas as páginas, tenta convencer o leitor a parar de ler. Com muita expressividade e gargalhadas à mistura, conseguiram prender a atenção de toda a turma, que ficou ansiosa por saber o que aconteceria se chegassem à última página!

Inspirados por este momento, outros grupos de alunos aceitaram o desafio e também leram a história com grande entusiasmo, mostrando que a leitura pode ser uma experiência compartilhada e muito divertida.

Afinal, quando nos dizem para "não abrir um livro", a curiosidade é sempre maior!...


Alunos do 3.º C

SUPERPODERES para a BIBLIOTECA

No dia 13 de janeiro, todos os alunos e professores da Escola da Devesinha participaram no Plenário «SUPERPODERES para a BIBLIOTECA», dinamizado pelos Professores Bibliotecários do nosso Agrupamento.

Nós adoramos LER e PARTILHAR LIVROS!... A LEITURA permite-nos SONHAR, IMAGINAR, VIAJAR sem sair do lugar, CONHECER,  APRENDER e CRESCER!...


Alunos do 3.º C 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

A Escola da Devesinha mantém a tradição!

A tradição de "Cantar os Reis" (ou "Janeiras") é uma das manifestações mais ricas e genuínas do património imaterial português. É um ritual que celebra a Epifania ("Dia de Reis" - 6 de janeiro), assinalando o fim do ciclo natalício, com música, convívio e votos de prosperidade.

Em Portugal, a tradição evoca a viagem dos três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) a Belém, para visitarem o Menino Jesus.

Diz a tradição que o ciclo do Natal só termina com o "Cantar os Reis" e a nossa escola está  a cumprir um costume que atravessa gerações em Portugal. Nós, alunos da EB Devesinha, levamos a música e a tradição às ruas da nossa vila de Santa Eulália.

Estamos a visitar espaços comerciais, a indústria local, casas de familiares e amigos, que nos abrem as portas com sorrisos e carinho.

"Cantar os Reis" é uma forma de desejarmos um próspero Ano Novo a todos e de manter viva a identidade da nossa terra. Entre palmas e vozes afinadas, a alegria é contagiante e aquece o coração de quem nos ouve.

Obrigado a todos, que nos estão a receber tão bem!... Feliz Ano Novo!

Alunos do 3.º C 

História: «O Ladrão de Neve»

O nosso projeto de turma «Navegadores das Letras» continua a levar-nos a aprender através de histórias encantadoras, consolidando o nosso gosto pela leitura e pela escrita.

Os alunos C.F., D.P. e M.F. apresentaram-nos o livro «O Ladrão de Neve», de Alice Hemming e Nicola Slater. Com uma leitura expressiva e uma exploração detalhada das ilustrações, conseguiram captar a atenção e o entusiasmo de todos os colegas, do primeiro ao último minuto.

A história apresenta-nos um Esquilo muito preocupado e confuso. O que é aquela coisa branca? Onde estão as suas avelãs?... Ele acaba por apreciar a neve, mas, de repente, a neve começa a desaparecer! Convencido de que há um ladrão à solta, o Esquilo pede ajuda para investigar o "crime".

Depois de muita agitação e de analisarem as pistas, todos percebemos (juntamente com o Esquilo) que não havia ladrão nenhum. Através desta aventura divertida, aprendemos que o desaparecimento da neve faz parte do ciclo das estações do ano e que o sol, ao aquecer, transforma o gelo em água.

No final da leitura, partilhámos as nossas reflexões. Mais do que desvendar o mistério, aprendemos que:

- As mudanças na natureza são mágicas e necessárias.

- Devemos observar o mundo com curiosidade (como verdadeiros detetives!).

- Ler em conjunto torna as histórias muito mais divertidas.

Parabéns aos nossos leitores pela excelente apresentação! Continuamos a navegar com as letras! ⛵📖


Alunos do 3.º C