quarta-feira, 4 de março de 2009

O Peixe Arco-Íris

Estivemos a explorar a história: «O Peixe Arco-Íris». Começámos por ouvir a leitura do livro e depois vimos o filme. É uma história muito bonita que nos mostra a importância de saber partilhar... Nós adoramos esta história e, por isso, resolvemos recontá-la, utilizando diferentes tipos de texto: teatro, prosa e poesia. Ora leiam... Esperamos que gostem da história tanto como nós!

O Peixe Arco-Íris

Peixe Arco-Íris
– Bom dia! Peixe Estrela, como estás?

Peixe Estrela – Por acaso até estou bem!

Peixe Arco-Íris – Oh… Já perdi muito tempo, já passaram mais de dois minutos… Tenho que ir!

Peixes do Mar – Olá! Queres vir brincar connosco?

Peixe Arco-Íris – Não me vou dar ao trabalho de brincar com vocês!

Peixe Azul – Peixe Arco-Íris, Peixe Arco-Íris, Peixe Arco-Íris! Espera por mim! Dá-me uma das tuas escamas!

Peixe Arco-Íris – Não, não dou! Nunca dei a ninguém estas lindas escamas!

Peixe Azul – Oh, que pena! Mas tu tens tantas! Podes dar-me uma dessas belas escamas!

Peixe Arco-Íris – Não, não dou! Sai daqui para fora já!

Peixe Azul – Vós nem sabeis o que me aconteceu… O Peixe Arco-Íris nem me ligou…

Peixes – Se ele não te ligou, nós também não lhe vamos ligar nenhuma!

Peixe Arco-Íris – Estão a falar de mim… Podem continuar!

Peixes – Esta voz esquisita não nos interessa nada…

Peixe Arco-Íris – Os outros peixes viraram-me a cauda! Eles nem falam para mim!

Peixe Estrela – Sei quem te pode ajudar! Numa gruta há lá um polvo que te pode ajudar.

Peixe Arco-Íris – Polvo, preciso da tua ajuda!

Polvo – Conheço a tua história. Partilha as tuas escamas e serás feliz!

Peixe Arco-Íris – Mas as minhas belas escamas…

Peixe Azul – Vá lá, dá-me uma das tuas escamas!

Peixes – Dá-nos das tuas escamas brilhantes!

Peixe Arco-Íris – OK! Tomem lá…

Peixes – Queres vir brincar connosco?

Peixe Arco-Íris – Vou brincar com vocês! Agora sinto-me mais feliz, porque tenho muitos amigos a brilhar!

Letícia Rafaela, José Carlos, Ana Rita Ribeiro, Cecília de Jesus


O Peixe Arco-Íris

Lá longe, no fundo do mar, um peixe vaidoso e elegante, colorido e bonito, adorava nadar!
Nas águas límpidas do mar azul, esse peixe encontrou os seus amigos que (Pois claro!) lhe chamavam Peixe Arco-Íris.
- Peixe Arco-Íris, anda brincar connosco!...
Mas o Peixe Arco-Íris nem quis brincar com eles, porque ele era muito orgulhoso.
- Dá-me uma das tuas escamas!
- Nem penses nisso! Nunca dei escamas a ninguém, nem te vou dar a ti! Ora essa…- disse o Peixe Arco-Íris, muito irritado!
O Peixe Azul, muito cansado e assustado, foi à beira dos outros peixes e contou-lhes tudo o que se tinha passado.
Desde aí, os outros peixes deixaram de olhar para o Peixe Arco-Íris. Quando passavam por ele, nem um piscar de olhos lhe davam, pois não queriam olhar para ele. Ao ver isto, o Peixe Arco-Íris ficou muito admirado e pensou:
- Por que será que eles não olham para mim?!
Foi, então, ter com o Peixe Estrela e revelou:
- Peixe Estrela, os outros peixinhos não querem olhar para mim! O que será que aconteceu?
- Isso não sei! Mas o melhor é ires falar com o polvo, ele vai ajudar-te…
Assim, o Peixe Arco-Íris foi à procura do polvo e, logo que o encontrou, disse-lhe:
- Amigo polvo, os outros peixes…
- Não é preciso contares nada… As ondas do mar disseram-me tudo! Tu estás errado! Dá uma das tuas escamas a cada um dos outros peixes… e serás mais feliz! – disse o polvo.
- Mas…
Nesse momento, o polvo já tinha desaparecido numa grande fumaça.
- Não dou as minhas escamas! Não dou! Não dou! Não dou!...
Ao atravessar o mar, Peixe Arco-Íris encontrou outra vez o Peixe Azul, que lhe disse:
- Peço-te pela última vez… Dá-me uma das tuas escamas!
- Ora bem, dou-te a mais pequena que tiver! – exclamou o Peixe Arco-Íris.
Arrancou uma escama, a mais pequenina, e deu-a ao Peixe Azul.
- Obrigado! És um graaaande amigo!
Os outros peixes também quiseram uma escama brilhante… Acreditam que o Peixe Arco-Íris deu escamas brilhantes a todos?! Pois deu, deu…
A partir desse dia, o Peixe Arco-Íris passou a viver muito mais feliz e nunca mais se esqueceu de partilhar com os outros!

Isabel Monteiro, Diogo Faria, Bruno Miguel, Ana Rita Silva

O Peixe Arco-Íris

O Peixe Arco-Íris vivia no grandioso oceano.

Peixe Arco-Íris tinha umas escamas cintilantes.
Ele não queria dar as suas escamas prateadas.
Imensos peixes pediram-lhe uma escama brilhante.
Xenofobia sentia o Peixe Arco-Íris…
Ele era muito egocêntrico e narcisista!

Agora, ele vivia sem nenhum amigo.
Resolveu falar, então, com a estrela-do-mar.
Correu para junto do polvo sábio.
O polvo sábio deu-lhe um bom conselho!

Incrédulo ficou o Peixe Arco-Íris…
Resolveu dar uma escama a cada peixe.
Importante é ter bastantes amigos!
Sem amizade não podemos viver felizes!

Telma Sousa, Flávia Nunes, Diogo Pereira, Ana Isabel, Paulo Silva

5 comentários:

*Iola Marina* disse...

Adoramos todos os textos que fizeram. Desde o teatro ao texto e a poesia acróstica. Estão muito bem escritos! E nós por cá, também já começamos a poetar...Espreitem o nosso cantinho e digam-nos se estamos no bom caminho, ok?

Beijinhos da Turma B.

Rodrigo disse...

Olá meninos! Acabei de ler a vossa história, e achei muito interessante o facto de terem feito o reconto, utilizando diferentes tipos de texto.Excelente trabalho! Parabéns!

Maricota disse...

Olá meninos!
Não param de me surpreender com a vossa criatividade!
Os vossos texto são excelentes.
Mais uma vez adorei ler o que construíram.
PARABÉNS!
Um grande beijinho para todos e...Até já...

Unknown disse...

Adorei todos os textos que fizeram. Continuai assim que assim vão longe.
Beijinhos da Lu!!!

Unknown disse...

Olá meninos! Vim pesquisar no vosso blogue. Sei que sois meninos muito inteligentes e criativos. Continuem a fazer sempre bem os vossos textos.
Beijinhos para todos e para a professora.Parabéns da D. Felicidade.