sexta-feira, 5 de março de 2010

O Segredo do Rio (resumo)


Era uma vez um menino que morava numa casa de campo. Esse menino adorava o ribeiro que tinha perto de sua moradia.
Nas noites de Verão, antes de ir para a cama, o menino ia para a beira do ribeiro. Quando passava uma estrela cadente, o rapaz pedia logo três desejos. A mãe ensinou-lhe que cada estrela que havia no céu era uma pessoa muito boa que tinha morrido.
Um dia ouviu um barulho muito estranho… Era um enorme peixe que saltava no ribeiro. O mais espantoso foi quando ouviu o peixe a falar. Então, começaram a ser amigos e guardaram segredo…
No Outono, continuava calor, e os pais do menino estavam aflitos, porque os campos estavam todos secos e, assim, não conseguiam alimentar os filhos. Mas a mãe teve uma ideia! Como tinha visto uma carpa no ribeiro, decidiu dizer ao pai para a pescar. Quando o menino ouviu aquilo, foi logo dizer ao peixe para ele fugir, porque o pai dele queria pescá-lo. Os dois tiveram de se despedir e o menino teve muitas saudades do seu amigo.
Passado algum tempo, o peixe voltou. O rapaz não queria acreditar. Foi logo ter com o peixe e viu que ele trazia latas com comida. Pegou nas latas e correu para a beira do pai, mas disse-lhe que não foi ele que as arranjou, foi a carpa que ele queria pescar.
Com tudo isto, o pai foi à beira do ribeiro e pôs uma tabuleta a dizer:” Proibido pescar neste local!” e o jovem pôs outra a dizer assim: “ Este rio tem um segredo e esse segredo é só meu”!


Isabel Monteiro

4º ano turma H

Escola da Devesinha

3 comentários:

Rodrigo disse...

Olá Isabel!!
Organizaste o teu texto de uma forma brilhante!Com as tuas palavras conseguiste transmitir uma ideia fantástica do quanto interessante deve ser o livro!!
Parabéns!!!

Anónimo disse...

Parabens

Unknown disse...

Parabéns muito bonito para uma pessoa da tua idade tens muito geito