segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Príncipe Feliz


Era uma vez a estátua de um Príncipe Feliz que estava situada numa cidade, em cima de uma enorme coluna. Essa estátua era um Príncipe feito com folhas de ouro, os seus olhos eram duas preciosas safiras e na sua espada dourada estava colocado um valioso rubi.
Um dia, uma Andorinha estava a passar por aquela linda cidade, a caminho do Egito, para onde suas amigas já tinham voado. Ela resolveu parar à beira do Príncipe Feliz, aconchegando-se nos seus pés… Nesse momento, uma gota de água caiu mesmo em cima da andorinha. Então, ela disse:
- Mas que estranho! Uma gota de água? Mas não há nuvens no céu… não pode estar a chover!
Depois reparou que eram lágrimas que estavam a cair, porque era o Príncipe que estava a chorar… Ele chorava, porque no cimo daquela coluna via toda a miséria em que viviam as pessoas pobres.
O Príncipe começou a contar a sua história à Andorinha e disse-lhe que, quando tinha um coração humano, era muito feliz dentro do castelo onde morava, porque não conhecia a pobreza em que muitas pessoas viviam. Agora que era apenas uma estátua, sentia-se triste ao ver as dificuldades de muita gente, mas não podia sair dali…
O Príncipe disse à andorinha que dali observava uma costureira que estava a trabalhar muito para conseguir arranjar dinheiro para curar o seu filho doente. Ele pediu à Andorinha para ela retirar o rubi da sua espada e colocá-lo na casa da pobre costureira. Assim ela fez e também voou em volta do rapaz para o refrescar.
Depois, o Príncipe viu um escritor sem ter dinheiro para comer... Então, o Príncipe disse à Andorinha para lhe tirar a safira de um dos seus olhos e a colocar na jarra com flores murchas que o escritor tinha na mesa. O escritor ficou muito contente por já ter dinheiro para aquilo que precisava e, assim, conseguiu terminar a peça de teatro que estava a escrever.
A Andorinha tinha ideias de ir embora, mas o Príncipe pediu-lhe:
- Andorinha, querida Andorinha, fica comigo mais uma noite!
A Andorinha ficou e tirou a safira do outro olho do Príncipe, para ajudar uma menina que vendia fósforos. Se essa menina não levasse dinheiro para casa, o pai castigava-a. A menina viu a safira e levou-a, toda contente, para dar ao seu pai.
Posteriormente, o Príncipe pediu à Andorinha para lhe tirar todas as folhas de ouro e as dar aos meninos que vendiam pão e àqueles que estavam cheios de frio e que não tinham comida. Desta forma, todas as pessoas daquela cidade passaram a viver melhor!
O Príncipe já não tinha nenhuma riqueza, porém só agora era verdadeiramente feliz.
Também agora, a Andorinha resolveu ficar para sempre junto do Príncipe, porque se tinha apaixonado por ele. Contou-lhe, então, todas as aventuras que viveu nas imensas viagens que realizou.
Por fim, a Andorinha acabou por morrer e o coração do Príncipe Feliz estalou, partindo-se em dois, porque perdeu a sua amada.
Deus pediu a um Anjo para lhe levar duas coisas valiosas da Terra… O Anjo levou-Lhe o coração generoso do Príncipe e a bondosa Andorinha… Estes seres eram mesmo valiosos!!!

Ricardo Filipe Ferreira – 4.º E – E.B. Devesinha

Sem comentários: