segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mais um Projeto da nossa turma...

Olá, amiguinhos!
Há pouco tempo partilhámos aqui um pequeno texto intitulado: «O que andaremos a fazer?!»... Publicámos também algumas fotografias, para motivar a curiosidade de quem visita o nosso blogue.
Agora chegou o momento de desvendar o mistério!...
Uma vez que, em Estudo do Meio, estamos a estudar o Ambiente, decidimos desenvolver um projeto sobre a «Floresta». Para isso planeámos o que tínhamos de fazer, para responder às nossas questões e para alcançarmos os nossos objetivos. Fizemos pesquisas sobre o tema em estudo e, cada um dos quatro grupos (A, B, C, D), selecionou as informações e escreveu um texto informativo. Um grupo falou sobre a floresta portuguesa, outro deteve-se na importância da floresta, outro interessou-se pela fauna aí existente e outro tentou realçar as várias formas de proteger a floresta. Foi um trabalho mesmo muito interessante, porque agora temos mais conhecimentos sobre esta temática.
Como vão verificar, este trabalho que, à primeira vista pode parecer inserir-se apenas na disciplina de Estudo do Meio, aborda simultaneamente conteúdos das disciplinas de Português, Matemática, Expressão Plástica e Cidadania.
Resolvemos, então, fazer uma "caixa-livro" (utilizando a técnica do "origami"), onde colocámos os textos e construímos uma floresta. A caixa é um cubo e, ao abrir, apresenta a floresta e os textos informativos e, no meio, uma outra caixa. O que conterá essa caixa?!... É fácil descobrir, porque as suas faces dão algumas pistas... Dentro da caixa há um "livro-acordeão", também da nossa autoria. Nesse livro, de um lado existe uma sequência de desenhos coloridos que motivam à criação de uma história; do outro lado está escrita a história que nós inventámos e que se intitula: «A caixa misteriosa».
Apenas por palavras, torna-se difícil aqui descrever todo o nosso empenho e entusiasmo, assim como tudo o que fizemos, todos os pormenores... No entanto, cada pormenor teve muita importância para nós e estamos muito felizes com a concretização deste projeto! Por isso mesmo, partilhámos, hoje, todo o nosso trabalho com os alunos das turmas A e C.
Nunca iremos esquecer este dia, porque sentimos que o nosso projeto valeu mesmo a pena, não só por ampliar a nossa sabedoria e desenvolver as nossas capacidades, mas também porque o partilhámos com os nossos colegas, os quais deram provas de terem apreciado...
Aqui ficam algumas fotografias...

Sem comentários: