terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

«O Patinho Feio»

    A Leonor Coelho trouxe-nos um livro para explorarmos na aula de “Cidadania”, na qual pretendíamos refletir sobre o “respeito pela diferença”. A escolha da nossa amiga não poderia ter sido melhor!... Ela partilhou connosco o livro: «A Magia dos Contos» e, realmente, os contos deste livro fazem-nos pensar, de uma forma interessante, sobre temas muito importantes para o exercício da nossa cidadania.
    A nossa professora e a Leonor decidiram que, nesse livro, iríamos ler e estudar a história: «O Patinho Feio», porque era adequada à temática que pretendíamos debater. A história era mais ou menos assim…
    Era uma vez uma pata que estava a chocar sete ovos. O tempo foi passando e chegou o dia em que os patinhos começaram a nascer… Seis deles nasceram amarelinhos e muito bonitinhos! O sétimo e último ovo a estalar causou o espanto de todos… Dele saiu uma ave feia e cinzenta! Era diferente de todos os outros... A mãe pata olhou para ele e disse que, apesar dele ser diferente, gostava de todos da mesma forma. No entanto, para onde ia a ninhada de patos, todos se riam do “Patinho Feio” e dele faziam troça.
    Os dias foram passando, os patinhos foram crescendo e o “Patinho Feio” já não aguentava mais que os outros gozassem com ele.
    Um dia, ele foi-se embora e encontrou uns patos selvagens que o acolheram, mas por pouco tempo, porque eles tiveram de fugir dos caçadores. O patinho viveu muitas aventuras que lhe trouxeram muita tristeza, pois ninguém o aceitava com carinho.
    O patinho viveu algum tempo sozinho ao pé de um lago, até que um dia encontrou alguns cisnes e ficou deslumbrado a observar, pois queria ser belo como eles. E qual não foi o seu espanto quando olhou para as águas límpidas do lago… Naquelas águas viu a sua imagem e verificou que tinha crescido e que, afinal, se tinha tornado num belo cisne e já não era um “Patinho Feio”…
    O “Patinho Feio” descobriu que era  irmão daqueles elegantes cisnes e passou a viver feliz com a sua família, que o recebeu com grande amor e felicidade.
    Foi ótimo termos explorado esta história que, para além de ter ilustrações muito bonitas e coloridas, relembrou-nos que devemos respeitar todos, porque todos têm a sua importância e beleza… O Mundo é de todos e para todos!...

1.º e 4.º anos – turma A – E.B. Devesinha








Sem comentários: