quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

«Dia de São Valentim» - «Dia dos Afetos»


O «Dia de São Valentim» comemora-se a 14 de fevereiro mas, como estaremos em interrupção letiva, resolvemos explorar hoje tudo o que se relaciona com essa data. Começámos por conhecer um breve resumo da história de vida de São Valentim.
imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos em seu reino, pretendendo formar um grande e poderoso exército. Ele acreditava que os jovens, que não tivessem família, ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade. Contudo, o bispo romano Valentim continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Quando o imperador descobriu, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lançavam flores e bilhetes, afirmando ainda acreditarem no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. 
São Valentim acreditava que o AMOR torna o mundo melhor e nós também acreditamos nisso!... 
O AMOR é partilha, sinceridade, amizade, carinho, apoio, respeito, felicidade, convívio… Viver com afetos é viver mais feliz!... É isso mesmo que nos diz Alexandre O’ Neill no seu poema «Amigos», o qual estivemos a explorar.
Depois de tudo isso, chegámos à conclusão que o «Dia de São Valentim» poderá ser apenas celebrado a 14 de fevereiro, mas o «Dia dos Afetos» é todos os dias!... Então, decidimos presentear, hoje, os nossos verdadeiros e maravilhosos AMIGOS: os nossos PAIS! Resolvemos oferecer-lhes um presente rico em amor e dedicação: um pequeno poema da autoria de cada um de nós, escrito num postal elaborado também por nós. Nas suas mãos colocamos o nosso coração, simbolizando todo o AMOR, TERNURA e GRATIDÃO que sentimos pelo nosso PAI e pela nossa MÃE… Acreditamos que eles vão adorar!...
Hoje, amanhã e sempre, é dia de presentear quem nós gostamos, com o nosso tempo, com o nosso afeto!...

              Alunos do 3.º C - E.B. Devesinha 















Sem comentários: