sexta-feira, 27 de abril de 2018

É muito importante criar hábitos de leitura nas crianças!

      A leitura traz vários benefícios, destacando-se os seguintes:
      - A criança pode criar uma verdadeira paixão pelos livros, os quais podem tornar-se num passatempo que lhe dará um verdadeiro prazer.
      - Os livros são ferramentas que permitem a criança “viajar para outros lugares”, onde se possa imaginar através das palavras, quando se torna protagonista das histórias, desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a fantasia. 
      - A criança enriquece o vocabulário e aprende a usar corretamente a linguagem.
      - Ao ler, cada criança estará a estimular habilidades como a memória e o conhecimento
      - Os livros são, por si mesmos, uma aprendizagem, uma vez que cada criança pode conhecer muitos aspetos do mundo quase sem se dar conta, à medida que vira as páginas. 
      - Os livros ajudam a criança a colocar-se no lugar dos outros, a conhecer os sentimentos e os pontos de vista de outras pessoas. Isso faz com que a criança trabalhe a empatia e seja mais flexível. 
      - A criança que se concentra nas páginas de um livro aumenta a sua capacidade de concentração
  - Uma criança que lê bem estuda melhor e, portanto, desenvolve a compreensão leitora que lhe faculta melhores resultados na aprendizagem
   - Uma criança que lê tem tendência a ficar mais curiosa, faz mais perguntas, sente mais inquietação, querendo continuar a adquirir mais informação e  a encontrar mais respostas.
     - A criança que adquire o hábito de ler terá, num livro, um companheiro onde encontrar respostas ou consolo nos bons momentos e nos menos bons.

      Com a nossa professora descobrimos a importância da leitura e já refletimos nos seus benefícios (acima mencionados)…
      Um LIVRO é um AMIGO!... Nós adoramos ler e, por isso mesmo, ao longo do tempo, temos vindo a partilhar histórias e conhecimentos, através da leitura dos nossos livros… LER é APRENDER!... LER é VIVER!...

      Alunos do 3.º C - E.B. Devesinha


Sem comentários: