sexta-feira, 31 de outubro de 2025

A nobre e histórica "Casa de Sá"

A "Casa de Sá", localizada em Santa Eulália, Vizela, é um importante exemplar da arquitetura civil nobre da região, com uma história profundamente ligada à família que lhe deu o nome e ao desenvolvimento local.

 As origens da família Sá remontam a períodos muito antigos, possivelmente ligadas à Condessa Mumadona no século X. A casa propriamente dita é um solar brasonado, cuja construção do núcleo original está situada entre os finais do século XVI e meados do século XVII.

A casa foi ampliada no século XVIII, adquirindo a sua forma atual, e os jardins foram plantados no século XIX. O edifício é uma casa nobre de planta retangular, com mirante na cobertura, e integra uma capela.

A Quinta de Sá sempre foi um centro de produção agrícola e esteve ligado à actividade industrial. Um dos seus proprietários, Francisco Joaquim Moreira de Sá, foi responsável pela edificação, nas proximidades do Rio Vizela, da primeira fábrica de papel da Europa a utilizar massa de papel vegetal, no início do século XIX (destruída pelas Invasões Francesas).

A "Casa de Sá" é um dos edifícios nobres mais significativos do concelho de Vizela, preservando a sua história e majestade na paisagem vizelense.

Para além das pesquisas que efetuámos sobre esta importante casa histórica, tivemos a oportunidade de ver fotografias e analisar informações contidas num trabalho de grupo realizado e partilhado, gentilmente, pela mãe do DP, a quem agradecemos muito!

Estamos a adorar conhecer melhor a História local!






Alunos do 3º C 

Sem comentários: