quinta-feira, 11 de junho de 2015

A arte do «Origami»

      No dia 8 de junho de 2015, a Matilde, a Mariana, a Lara Fabiana e a Beatriz Monteiro deram uma aula que nos entusiasmou a todos.
     Primeiro apresentaram um PowerPoint onde falavam um pouco sobre a história e o significado do Origami.
      Como sabem, o Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem o cortar e sem o colar. É uma arte muito interessante que nos permite criar representações de variadíssimos objetos ou seres.
      As nossas amiguinhas mostraram-nos um livro com fotografias das diversas fases de dobragens variadas que permitiam obter um gato, um cisne, um vaso, uma árvore...
      Depois mostraram-nos três cartazes com figuras que elas próprias construíram: um cão, um guarda-chuva e um barco que até "navegava"...
      Posteriormente ensinaram-nos a construir um coração através da técnica do "Origami". A Matilde explicava no quadro, fazendo as dobragens por fases, e a Mariana, a Fabiana e a Beatriz circulavam pelos nossos lugares para nos orientarem. Pareciam mesmo verdadeiras professoras!
      Todos nós conseguimos fazer o coração e decorá-lo convenientemente. Foi muito divertido descobrir os eixos de simetria e as figuras geométricas obtidas em cada dobragem!
       De seguida elaborámos um painel coletivo com um coração grande (construído pelas nossas "professoras") e com outros mais pequenos que nós próprios construímos. Ficou muito bonito!
      A finalizar, produzimos um poema em "leque" sobre a escola... O poema ficou tão belo que a nossa professora quis guardá-lo como recordação...
      Nós adoramos esta aula, pois fez-nos aprender de uma forma criativa!
 
 

Sem comentários: