quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

«Dez dedos, dez segredos», da autoria de Maria Alberta Menéres

      Hoje demos continuidade à exploração do livro: «Dez dedos, dez segredos», da autoria de Maria Alberta Menéres. Estivemos a ouvir o dedo anelar da mão esquerda a contar-nos uma história... A nossa professora pôs mesmo o seu dado anelar a falar e foi muito divertido! Ele contou-nos a história de um moleiro que tinha três anéis, guardados numa caixa, em cima de um armário muito alto. O moleiro já estava com saudades de observar os seus anéis mas, para os ver, teria de comprar um banco alto, para que pudesse alcançar a caixa onde eles estavam guardados...
      No entanto, certo dia, houve um grande temporal e o moleiro, mesmo sem ter comprado o tal banco, resolveu ir buscar a caixa... Pegou num caixote e colocou-o em cima de uma mesa e conseguiu pegar na caixa... Mas desequilibrou-se e deu um grande trambolhão... A sorte é que quase não se magoou!
      De seguida abriu a caixa e retirou de lá três saquinhos, cada um com um anel e com um papel branco com algumas palavras escritas. Num dos papéis dizia assim: Eu sou branco. O que será mais branco do que eu? Noutro dizia: Eu sou preto. O que será mais preto do que eu? E no último lia-se assim: Eu sou doirado. O que será mais doirado do que eu?
      Os dias foram passando e o temporal também... Porém, o moleiro não conseguia descobrir as respostas para as três perguntas...
      Um dia, atarefado com o seu trabalho, o moleiro descobriu as soluções: Mais branca... só poderá ser a minha farinha; mais preta... só poderá ser a noite de dormir; mais doirado... só poderá ser o radioso Sol!
      E assim terminou a história: «Conta o dedo anelar da mão esquerda».
      Estamos a adorar este livro e já realizámos várias atividades alusivas às suas histórias.
      Ora vejam o painel que construímos na nossa sala de aula...






Sem comentários: