quarta-feira, 20 de abril de 2016

Articulação com o J.I. Campo da Vinha

      Hoje foi um dia muito especial para todos nós, pois tivemos a visita dos nossos amigos do Jardim de Infância Campo da Vinha! Eles vieram participar nas nossas aulas da manhã, as quais se desenrolaram no âmbito do tema: «Primavera». 
      Começámos por lhes dar as boas-vindas... Depois apresentámos a dramatização de um poema, da nossa autoria, intitulado: «Primavera, primavera». A Luana foi a menina que assumiu a personagem "Primavera" e estava tão linda!... O seu vestido enfeitado com orquídeas, o seu cabelo com um linda trança e com uma coroa feita por nós... era a "primavera" perfeita!
      Seguiu-se a entoação de uma canção... Nesse momento, os nossos amiguinhos declamaram um lindo poema que tinham explorado na sua escolinha. Foi tão bonita esta partilha!
      Depois, a nossa professora projetou e explorou connosco imagens, sons e palavras alusivas à estação da primavera e todos participaram com muito entusiasmo.
      Seguidamente estivemos a explorar cartazes e selecionámos as palavras certas para os legendar. Observámos e registámos o número de letras de cada palavra, as sílabas, a palavra mais comprida, a mais curta... E até montámos a palavra «Primavera», utilizando cartões. A finalizar estas atividades resolvemos uma ficha de trabalho com bastante empenho.
      Na hora do intervalo, lanchámos todos e brincámos no recreio. Quando tocou para regressarmos às aulas, fomos dar a conhecer todos os espaços da nossa escola aos nossos amiguinhos.
      Por fim, regressámos à sala e aí reparámos que a "Primavera" nos tinha deixado um presente... Resolvemos abrir a caixinha e de lá saíram imensas borboletas com uma cabecinha feita com uma guloseima. Oferecemos uma a cada um dos nossos amiguinhos... (Hoje foi um dia especial, por isso pudemos excecionalmente saborear uma guloseima.)
      O dia vinte de abril tornou-se inesquecível para todos nós!... Até o Sol resolveu fazer-nos uma visita e tornar tudo mais primaveril!...
       Assim, é tão bom aprender!













sexta-feira, 8 de abril de 2016

A PRIMAVERA É MARAVILHOSA!!!

      Estamos a explorar o tema «Primavera», nas várias disciplinas... Já aprendemos uma linda canção, planificámos e produzimos um poema, elaborámos cartazes, fizemos flores e borboletas...
      Numa aula de Matemática, a professora distribuiu, por cada aluno, uma folha branca com a forma de um quadrado... E nem imaginam o que aconteceu a esse quadrado!... Dobrámos o quadrado ao meio e obtivemos dois retângulos; dobrámos o quadrado de outra forma e obtivemos dois triângulos... Todas as dobragens que fomos fazendo dividiam o quadrado em diferentes figuras geométricas... Reparámos que as dobragens marcavam segmentos de reta que eram eixos de simetria... No final, e seguindo as orientações da nossa professora, cada um obteve um linda borboleta... Parecia magia!...
    A nossa professora explicou-nos que utilizámos a técnica do «Origami» na construção da borboleta. A técnica do «Origami» consiste em pegar num quadrado de papel e efetuar dobragens, de forma a se construir um "ser vivo" ou "objeto", sem se utilizar o recorte nem a colagem.
    Depois procedemos à decoração das borboletas e elaborámos um painel primaveril...
    Nós gostamos mesmo muito do nosso painel de Primavera!... Ora vejam...

























Experiências com água

    Numa aula de Estudo do Meio, surgiu a seguinte questão: Será que todas as substâncias se dissolvem na água? 
      Perante esta pergunta, tivemos de investigar, a fim de descobrirmos a resposta certa.
      Precisámos, então, de água, açúcar, arroz, sal, azeite e copos de plástico.
      Posteriormente misturámos cada uma das substâncias com água, num copo.
    Falámos sobre a solubilidade, o solvente e o soluto. A solubilidade é a capacidade de uma substância se dissolver noutra. Cada substância sólida (soluto) tem uma quantidade máxima que pode ser dissolvida em cada líquido (solvente).
     Utilizámos a água como solvente e verificámos que o açúcar e o sal se dissolvem, enquanto o arroz não se dissolve na água. Também observámos que o azeite não se mistura com a água.
   Pudemos, então, concluir que, quando misturadas com a água, há substâncias que desaparecem (dissolvem) e outras que não desaparecem (não se dissolvem). 
     Agora já sabemos responder à pergunta inicial... Há substâncias que se dissolvem na água e outras que não se dissolvem.












      
 

É tão bom sermos "cientistas"!

    Estivemos a realizar experiências com água e descobrimos as suas características... A água é incolor, porque não tem cor; é inodora, porque não tem cheiro; é insípida, porque não tem sabor. Quando a água é pura, dizemos que é potável, porque a podemos consumir... Descobrimos, também, que a água não tem forma própria, pois assume a forma dos recipientes onde está contida.
    Agora até sabemos o significado de palavras "difíceis"!... Isto porque adoramos descobrir e aprender!





Projeto: «Regime de Fruta escolar»

    Neste mês de abril, estivemos a pesquisar informações (textos e imagens) sobre a alimentação saudável, a higiene alimentar e a importância de praticar desporto... Seguidamente selecionámos e organizámos a informação recolhida e elaborámos um PowerPoint sobre esses temas. Para além disso, produzimos uma ficha de trabalho e escolhemos uma canção muito interessante sobre os alimentos que devemos comer e aqueles que devemos evitar.
    Depois de todo o trabalho feito, preparámos e realizámos uma ação de sensibilização para as restantes turmas da escola.
    Com estas atividades ficamos mais esclarecidos, para podermos crescer com saúde... E foi tão bom partilharmos o nosso trabalho com os nossos colegas e amigos!