sábado, 8 de fevereiro de 2020

”Todos diferentes, todos iguais!...”


      No dia 7 de fevereiro, a Gabriela da turma D e a sua mãe trouxeram à escola da E.B. Devesinha o senhor Hélder, que nos falou de uma sociedade inclusiva, na qual todos têm os mesmos direitos e oportunidades… Uma sociedade em que todos têm direito a ler, a aprender, a crescer… Falou-nos, então, dos cegos e das pessoas com visão reduzida. Contou-nos que existe uma forma de escrita, o braille, que foi inventada por um rapaz do século XIX chamado Louis Braille, que era completamente cego e, por isso, criou uma escrita direcionada para pessoas que se encontravam em situação idêntica à sua.
      Tivemos a oportunidade de, através do tacto, sentir os pontinhos que formam as letras, as palavras, as frases, os textos e os números registados em braille. Observámos um livro de Matemática e poemas escritos em braille, assim como os instrumentos utilizados nesse tipo de escrita.
      O senhor Hélder deu-nos também a conhecer o projeto que está a desenvolver em parceria com autores e diversas instituições, o qual contempla uma publicação, de quatro em quatro meses, de poemas escritos em braille e em letra propícia para pessoas com visão reduzida. Trata-se de um projeto muitíssimo interessante!
      Agradecemos à Gabriela, à sua mão e ao senhor Hélder toda a aprendizagem que nos proporcionaram

      Alunos do 1.º A – E.B. Devesinha 











Sem comentários: