domingo, 21 de março de 2021

"Dia Mundial da Poesia"

O "Dia Dia Mundial da Poesia" celebra-se todos os anos a 21 de março.

A data foi criada na 30.ª Conferência Geral da UNESCO, a 16 de novembro de 1999.

Neste dia, pretende-se promover a diversidade do diálogo, a livre partilha de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. Nesta data, promove-se a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isto porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.


(imagem retirada da Internet)

Quando as crianças brincam
E eu as ouço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no meu coração.

Fernando Pessoa

(imagem retirada da Internet)
Ensinarás a voar,
Mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar,
Mas não sonharão o teu sonho
Ensinarás a viver,
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar,
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar,
Mas não pensarão como tu.
Porém saberás que cada vez que voem,
Sonhem, vivam, cantem e pensem
Estará a semente do caminho
Ensinado e aprendido.

Madre Teresa de Calcutá

Sem comentários: