segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uma Flor chamada Maria (Grupo A)

Olá, amiguinhos!
Nós somos alunos do 2.º ano e formamos o Grupo A. Estamos a iniciar a exploração do livro: «Uma Flor chamada Maria», da autoria de Alves Redol e com ilustrações de José Miguel Ribeiro. A nossa professora colocou-nos um desafio muito interessante: imaginar a história que está escrita dentro do livro, mas sem o abrir, apenas  observando a capa e analisando bem o título. Primeiro fizemos um trabalho individual no qual escrevemos tudo aquilo que a capa do livro nos fazia imaginar. Depois partilhámos ideias na turma. No dia seguinte formámos grupos e fizemos a planificação e a textualização. Posteriormente realizámos a revisão do texto para o aperfeiçoarmos. Por fim, escrevemos o texto final e lemos à turma. Todos ficámos muito entusiasmados, porque fomos capazes de inventar histórias muito diferentes e criativas. Agora queremos mesmo muito conhecer a verdadeira história deste livro, porque talvez seja diferente daquelas que escrevemos.
Leiam o nosso texto e apreciem uma Flor chamada Maria... Quem será ela???

                                                       Uma Flor chamada Maria
Era uma vez uma Flor chamada Maria que morava nas montanhas à beira das suas amigas. Era uma Flor muito linda, vermelha e inteligente.
Essa Flor queria descobrir para onde ia o Sol à noite. Então, ela resolveu pedir às suas amigas para a ajudarem. As suas amigas também curiosas, porque também queriam conhecer melhor a vida do belo Sol.
A Flor começou por pedir ajuda às flores, mas elas acharam melhor chamar as Gaivotas…
- Amigas Gaivotas, ajudem-me a descobrir para onde vai o Sol à noite!
- Claro que ajudamos! Vamos até ao Planeta Terra e lá iremos descobrir tudo o que possamos investigar.
Quando as Gaivotas regressaram do Planeta Terra, elas contaram tudo à Flor chamada Maria e ela ficou a saber que o Sol nunca dorme. Quando é noite é porque o Sol foi para outros países iluminar tudo com a sua luz.
A Flor Maria, graças às suas queridas amigas, conseguiu resolver o seu problema. Agora, ela já sabe para onde vai o seu querido amigo Sol.

Grupo A: Lara Fabiana, Letícia, Simão Paulo e Simão Pedro


Sem comentários: