terça-feira, 11 de outubro de 2016

«Leituras que unem»

      O projeto «Leituras que unem» começou a ser dinamizado, na E.B. Devesinha, no dia onze de outubro de dois mil e dezasseis, tendo sido iniciado da melhor forma possível... A mãe do Duarte apresentou a história: «Avicella, a princesa mais bela!», da autoria de Hélder Magalhães. Esta história é lindíssima e a mãe do nosso amigo Duarte contou-a de uma maneira que nos fez estar muito atentos e felizes.
      Tudo se passa em Vizela, em locais que conhecemos e isso é mesmo muito interessante! A Margarida, que é a personagem principal, prova-nos que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, porque, se nos esforçarmos, conseguiremos alcançar os nossos objetivos. A Margarida teve a ajuda da avó para conseguir libertar e dar vida à estátua (Vizela Romana) e transformá-la em Avicella, a princesa mais bela... A avó dela deve ser como as nossas, pois são sempre muito carinhosas connosco e estão sempre prontas para nos ajudarem.
      Ao mesmo tempo que a mãe do Duarte nos lia o livro, projetava imagens que nos ajudaram a identificar melhor os locais onde tudo aconteceu.
     Foi uma manhã muito especial, não só por termos conhecido mais uma história maravilhosa, mas também porque fomos surpreendidos com a presença do autor Hélder Magalhães. Chamámos com muita força por ele e ele apareceu mesmo na nossa biblioteca e ouviu connosco a história que escreveu. Foi fantástica esta experiência!...
    Mas as surpresas não tinham acabado... Depois de cantarmos uma canção relacionada com a leitura de histórias de encantar, o bolinhol de que falava a história também apareceu e nós saboreámo-lo... Que delícia!...
      Toda esta experiência ainda se tornou mais valiosa porque nós, alunos do 2.º B (turma do Duarte), vivemos estes belos momentos conjuntamente com os nossos amigos do primeiro ano.
      Agradecemos à mãe do Duarte e ao escritor Hélder Magalhães por tornarem este dia inesquecível!
      LER... SONHAR... APRENDER... CRESCER...



Sem comentários: