sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

O que nos ensinam as aventuras do Pinóquio?...

A nossa amiga e colega de turma M.R. trouxe um livro para a escola que nos conta algumas das aventuras do Pinóquio.

Pinóquio é uma das personagens mais conhecidos da literatura infantil. A história do boneco de madeira que ganha vida, escrita em meados do século XIX, foi criada na Itália por Carlo Collodi.

Ao longo das suas aventuras, Pinóquio envolve-se numa série de problemas, mas acaba sempre por ser salvo pela Fada Azul, que o protege e o direciona para o caminho certo.

Com esta história, nós refletimos e aprendemos várias lições de vida:

- Nunca devemos mentir! (Cada vez que Pinóquio mente, o seu nariz cresce… Aprendemos com Pinóquio que é sempre possível o arrependimento e é possível passarmos a agir de forma correta.)

- O amor entre pais e filhos não é uma questão de sangue. (Gepeto ama Pinóquio, o filho que tanto desejou. Ainda que não seja propriamente sangue do seu sangue, é com Pinóquio que compartilha o seu tempo e a sua vida, com toda a dedicação. Pinóquio também mantém um vínculo de amor infinito com o seu criador.)

- Estudar é muito importante! (Gepeto obriga o filho Pinóquio a frequentar a escola, porque acredita que a educação prepara para uma vida mais ativa e esclarecida, na qual se tenha mais conhecimentos e capacidades para decisões mais acertadas.)


As aventuras do Pinóquio são divertidas e ensinam-nos muitas lições de vida!


Alunos do 1.º A

Sem comentários: