segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Alice no País das Maravilhas (2.º excerto) ...Há tantas maneiras diferentes de recontar...

            Alice viu o frasco que dizia: «Bebe-me»… Então, ela lembrou-se de histórias que tinha lido e onde crianças se magoaram por causa de não verificarem se estava escrito «veneno»! Como estava escrita essa palavra, a menina arriscou. Bebeu aquele líquido e sentiu uma sensação estranha… Aquilo sabia a ananás, peru assado, leite-creme, tarte de cereja e a torradas com manteiga.
Ela, quando olhou à sua volta, notou que estava mais pequena, tinha cerca de 60 centímetros, já conseguia entrar naquela pequena porta… Mas a chave estava lá em cima … Naquele momento, a menina encontrou um bolo que dizia: «Come-me».
- Está bem! Se eu crescer, posso ir buscar a chave que está em cima da mesa e, se eu mingar, passo por baixo da porta… Vou comer um bocadinho…
Ela comeu um bocado e não aconteceu nada e, por isso, decidiu comer o bolo todo. Assim, ela ficou a medir 3 metros.
Apareceu lá, depois, o Coelho fofo e a Alice disse-lhe:
- Olá, Coelho! Vai uma ajudinha?!
Mas o Coelho desapareceu num instante e deixou um leque e duas luvas.
A menina Alice começou a abanar o leque e a falar. A seguir olhou para as suas mãos e reparou que estava com as luvas que o coelho tinha deixado…
Como é que ela podia estar com as luvas nas suas mãos, se elas eram tão pequenas e ela era tão grande?!
 
Quando se apercebeu que o leque era mágico e que, quanto mais o abanasse, mais pequena ficava, ela parou. Nesse momento verificou que já estava com a água até ao pescoço e viu um rato a nadar na água formada pelas lágrimas que tinha chorado, quando era grande. Alice foi ter com o rato e perguntou se ele tinha visto a sua gata, a Diná, e ele ficou com medo. Ela decidiu falar de um cão que vivia ao pé da casa dela, que tinha um dono que era pastor e que lhe disse que era um animal muito útil, porque caçava bem os ratos.
Então, a Alice reparou que lá em baixo havia um pato, um dodó e uma água pequena. Ela ouviu o rato a dizer que lhes ia contar a história em que explicava por que tinha medo de cães e de gatos. A história tinha muitas palavras complicadas e os animais foram todos embora e apenas ficou a Alice a ouvir aquela história… 

Agora temos de esperar até segunda-feira para, na «Hora do Conto», ouvirmos a continuação desta história cheia de aventuras. O que irá acontecer mais à Alice? 

Rodrigo Rocha e Luís Rocha –  4.º E – E.B. Devesinha

Sem comentários: