sábado, 23 de abril de 2022

Comemoração do «Dia da Terra»

No dia 22 de abril, os alunos da turma C da E.B. Devesinha e das turmas do 1.º B, 2.º C e D da E.B. Enxertos, estiveram reunidos na cidade de Vizela, porque estão a dinamizar o projeto eTwinning «Little Green Hands», em parceria com uma escola do Porto e com escolas da Turquia, Polónia e Estónia.

O eTwinning tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

No presente ano letivo, o tema sugerido é a “Sustentabilidade”. Por isso mesmo, através do projeto «Little Green Hands», as turmas envolvidas estão a aprender como promover a sustentabilidade social, económica e ambiental do Planeta Terra, ou seja, como podem contribuir para que todos tenham a capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

É com grande entusiasmo que as crianças etwinners têm realizado todas as atividades e, no «Dia da Terra», sentiram-se especialmente felizes, porque, para além de outros motivos, inauguraram uma exposição fotográfica, com paisagens naturais lindíssimas, fotografadas pelos próprios alunos em conjunto com as suas famílias, para que todos fiquem mais sensibilizados para a beleza da Natureza e para que todos se foquem na necessidade de cuidarem bem do Meio Ambiente do qual todos fazem parte!

A exposição contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, da Presidente e do Vice-Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Presidentes das Juntas de Freguesia, representantes de várias Instituições, Associações de Pais e Encarregados de Educação. Os alunos assumiram o papel preponderante, querendo que as suas “Pequenas mãos Verdes” toquem nos corações dos adultos e todos fiquem mais amigos da Natureza, porque «a maior ameaça ao nosso planeta é a crença que outra pessoa o irá salvar». 

Após a inauguração, os alunos deslocaram-se à Escola Secundária de Caldas de Vizela, onde realizaram uma visita guiada à horta biológica, ao posto de compostagem, aos aquários e ao lago das tartarugas. Posteriormente, plantaram a “Árvore da Amizade", no espaço ajardinado.

Terminaram o dia no Parque das Termas de Vizela, criando-se um momento para observar e apreciar a beleza desse espaço natural e de lazer.

Foi um dia inesquecível que se perpetuará, certamente, nas atitudes das crianças de hoje, homens de amanhã! Juntos fazemos mais e melhor!




Sem comentários: