quarta-feira, 18 de março de 2015

O dia em que a mata ardeu (Fabiana e Margarida)

Era uma vez uma menina muito aventureira chamada Soraia.
A Soraia tinha lindos cabelos da cor do limão maduro. Os seus olhos eram verdes. Ela tinha nove anos. Essa menina era minha irmã.
Ela adorava passear pela mata que ficava perto da nossa casa! Ela apreciava a brisa perfumada, o aroma dos pinheiros, os passarinhos a voar… Tudo isso eram coisas preciosas para partilhar com toda a gente. As árvores que lá havia eram nossas…
«Mas a frescura da brisa, o cheirinho da caruma dos pinheiros, o canto das aves ou o desenho das pedras não pertencem a ninguém. À procura dessas maravilhas é que eu vou quando me ponho a passear pela minha mata que, como não tem muros à volta, só é minha porque também é de toda a gente.»
Num certo dia, a minha irmã Soraia encontrou intrusos a deitarem gasolina na mata e começou a pensar:
- Será que o meu irmão me pode ajudar? Afinal, ele conhece todos os cantos da mata!...
A minha irmã apressou-se a correr. No entanto, quando olhou para trás, a mata já estava a arder.
Quando, finalmente, me encontrou, a Soraia contou-me o que tinha acontecido. Como Bombeiro Voluntário da Floresta, apressei-me a ligar para os meus colegas. Eles vieram rapidamente.
Passado um tempo chegou um helicóptero da nossa gerência. Pegámos nas mangueiras e tentámos apagar o fogo…
O helicóptero foi até ao rio Zêzere recolher água.
Quando a minha irmã soube disso, afirmou:
- Eu estou a estudar essa matéria em Estudo do Meio. O rio Zêzere é um afluente do rio Tejo.
Eu fiquei muito orgulhoso da minha inteligente irmã!
A minha irmã Soraia ficou a saber como se combate um incêndio e eu aprendi que o rio Zêzere é um afluente do rio Tejo.
Agora, espero que, cada pessoa que leia este texto, aprenda as seguintes normas:
 - Deita o lixo no ecoponto, nunca o deixes na floresta!
 - Nunca fumes na mata, protege-te a ti e aos outros!
 - Defende a floresta, para bem respirares!

Lara Fabiana Ferreira e Ana Ribeiro – 4.º E – E.B. Devesinha

Sem comentários: